Recentemente fui convidado para ir na casa de um amigo "envelhescente" para fazer uma pesquisa na casa dele para saber o que pode ser adaptado para a prevenção de quedas, bem como quais adaptações podem ser feitas na casa dele para que facilite a autonomia e que a prática de exercícios sejam colocadas na sua rotina diária.
Começando pelo banheiro os cuidados requerem a instalação de barras de apoio ao lado do vaso sanitário, na banheira e no box do chuveiro. Além disso devemos sempre utilizar tapetes antiderrapantes dentro e fora do box do chuveiro. Cuidado com isso, o piso direto por fazer com que o idoso tenha uma queda se tiver sabonete no piso. Recomendo também que se coloque bancos ou cadeiras de banho dentro do box do chuveiro. Isso facilita a lavagem de partes do corpo que requerem equilíbrio como pernas e pés. E por último, recomendei o chuveirinho que facilita a limpeza em todas as áreas do corpo.
Em seguida, parti para o quarto e pude analisar que nem todo o quarto era bem iluminado e de fácil acesso a luz. Recomendei interruptores logo ao lado da cama, bem como em todos os cômodos, incluindo escadas, corredores e áreas externas. Uma grande parcela das quedas em idosos é durante a noite e o ambiente estar iluminado é essencial.
Outro ponto crítico em casas de idosos são os pisos. Tapetes no chão soltos, poucos espaços para andar facilitam absurdamente a queda. E na casa deste amigo tem escadas na estrada que já recomendei o uso das fitas antiderrapantes. Estas fitas devem ser postas especialmente em áreas úmidas como banheiros e cozinhas e lavanderias.
Mas calma, ainda tem mais. Na sala recomendei móveis com altura adequada, facilitando sentar e levantar bem como o levantamento do assento do banheiro. Pedi a mudança de duas cadeiras que ele usa recorrentemente com a esposa mas que não tem apoio de braço.
A casa era térrea mas mesmo assim pedi a instalação de alguns corrimãos já que a esposa deste amigo está com dificuldade de se locomover. Os corrimões devem ser instalados onde eles mais usam, como o caminho para a sala e quarto e banheiro.
No Brasil segundo dados do Estudo Longitudinal da Saúde dos idosos brasileiros de 2023 relata que um em cada quatro idosos que vivem em cidades brasileiras sofre quedas pelo menos uma vez por ano. E segundo o Estudo publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia: entre 2000 e 2019, foram registrados 135.209 óbitos por quedas em idosos no Brasil, com maior concentração na faixa etária acima de 80 anos.
Por último prescrevi uma série de exercícios de trinta minutos cinco vezes por semana para eles. Falei que era o remédio da força. Era este remédio que aumentaria a autonomia deles e que tinha que ser feito todos os dias.
Uma simples visita foi um encontro maravilhoso para colocarmos o papo em dia, pois aprendo muito com cada envelhescente que conheço e do lado dele aprendizado para mudar sua casa para um melhor viver! Desejaria que todos tenham acesso a estás informações! Para que possam vivem mais e melhores longe de quedas!!! Até a próxima!