MÚSICA NAS ESCOLAS

Crianças curtem apresentações da OSP nas escolas municipais

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) leva mais uma edição do projeto didático “Música nas Escolas” para quatro escolas municipais de Piracicaba nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20). A programação marca o encerramento da agenda do semestre do projeto, que retorna após o recesso escolar de julho. O projeto acontece em parceria com a SME (Secretaria Municipal de Educação).

Saiba mais

Nesta quarta-feira, duas escolas recebem a visita dos músicos. O quinteto de madeiras da OSP vai até a escola Enedina Lourenço Vieira, no jardim Planalto, enquanto a escola Professora Maria Conceição Polizel Mendes, no Jaraguá, será visitada pelo quinteto de cordas. Na quinta-feira, é a vez do quarteto de madeiras visitar a Escola Francisco Benedicto Libardi, enquanto o quinteto de metais estará na Escola Hide Maluf Junior, ambas no bairro Vila Cristina.

O projeto "Música nas Escolas" foi criado em 2015 e consiste na visita de quintetos de cordas e quartetos de madeiras e metais em quatro escolas municipais por mês. Eles demonstram, na prática, como a música erudita faz parte das rotinas das crianças. Os alunos ouvem músicas temas de filmes ou desenhos, além de canções célebres do repertório clássico, e também recebem explicações didáticas sobre o funcionamento dos instrumentos.

OUTROS PROJETOS

Outro projeto que permanece com atividades pela OSP é o de formação de fanfarras infantis, para que as crianças possam atuar no desfile cívico do Sete de Setembro, dia da Independência do Brasil. As aulas estão acontecendo nas Escolas Maria Benedicta Penezzi, no Campestre; Ilda Jenny Stolf Nogueira, no Gleba Califórnia; Prof. Luis Claudio Alves, no Jardim Primavera; Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Jardim Caxambu; Elizabeth Consolmagno Cruz, no Kobayat Libano; e João Batista Nogueira, em Santa Teresinha.

Também como parte do trabalho de aproximação do público infantil do universo da música clássica, a OSP mantém o projeto "Pequena Grande Orquestra", nas escolas municipais Professora Olívia Caprânico, no bairro Mário Dedini, e Professor João Batista Nogueira, em Santa Teresinha. Ele foi concebido em 2017, como forma de incluir social e culturalmente alunos da rede municipal através do ensino de violino, ministradas pelos professores Jacqueline Lopes de Oliveira e Luis Fernando Fischer Dutra. Neste caso, o projeto é viabilizado graças ao patrocínio prata das empresas Drogal, Hyundai e Phinia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Em agosto, quando novamente às crianças estiverem de volta às aulas, ocorrerá a retomada das sessões do showcerto "ABC do Dó, Ré, Mi", desenvolvido no Teatro Municipal Erotídes de Campos e que mescla música e teatro, com o roteiro ancorado na linguagem do humor, por meio da atuação de 18 instrumentistas, o ator Washington Poppi, que dá vida ao palhaço Zé da Batuta, e o violonista Luis Fernando Fisher Dutra, intérprete do maestro.

O cronograma das atividades foi definido a partir de reuniões com as coordenações de educação infantil e ensino fundamental, e teve a aprovação do secretário Bruno Roza, sob a supervisão do maestro Knut Andreas, diretor artístico e revenge titular da OSP. A coordenação dos quatro projetos é de Heloísa Guerrini, pela OSP, e das supervisoras Eloísa de Toledo Cruz e Aline Rossini, pela Secretaria Municipal de Educação.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários