BOM TRABALHO

Após gestão de Zanatta, saúde de São Pedro é referência na região

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min

Três vezes o melhor prefeito do país, Helinho Zanatta deixou sua marca em São Pedro. E a área da saúde foi a maior beneficiada com uma gestão séria e que olhou com carinho para o cidadão. Dez anos depois, o município inaugura o seu segundo hospital e é visto como referência na região.

Em 2013, assim que assumiu a prefeitura, Helinho se viu diante de um dos maiores problemas já enfrentados pelo município: o Hospital São Lucas – Santa Casa de São Pedro foi interditado, perdeu a filantropia e estava prestes a ir a leilão com uma dívida que ultrapassava R$ 20 milhões.

Foi quando o hoje deputado estadual decidiu intervir e buscar apoio para que as portas não fossem fechadas. “Articulamos junto aos órgãos públicos e também aos nossos credores para que houvesse uma nova forma de conduzir esta situação. Aos poucos, fomos recuperando o crédito junto aos credores, pagamos as dívidas ao longo dos anos e somente então pudemos caminhar para uma fase mais branda e voltada para o atendimento com qualidade à população”, lembra Helinho.

A gestão dos recursos de maneira séria e planejada permitiu o pagamento e negociação das dívidas e a recuperação da saúde financeira do hospital, que, com apoio da população e de parlamentares que destinam recursos, hoje conta com um Centro Cirúrgico totalmente equipado, um Centro de Diagnóstico por Imagens e 62 leitos, todos reformados e modernizados.


Saiba mais:


Todas estas mudanças refletem no dia a dia dos pacientes, que encontram atendimento eficiente e humanizado sem precisarem se deslocar para outra cidade. “Também repaginamos a maternidade do hospital. Por um bom tempo não nasceu nenhum são-pedrense no hospital. Isso nos deixava totalmente tristes e sabedores de que era preciso mudar. Foram tempos difíceis, mas que superamos e hoje vemos que valeu a pena todo o esforço”, disse Helinho.

De lá pra cá, foram inúmeras conquistas para a área da saúde, entre elas: ampliação do centro cirúrgico, aquisição de tomógrafo, contratação de médicos especialistas, novo Centro de Diagnóstico por Imagem, laboratório de análises clínicas, camas elétricas de última geração e aumento dos leitos de CTI.

Zanatta também destacou a continuidade destas ações positivas mesmo após o término de seu mandato como prefeito. Ainda quando exercia o cargo de chefe do Executivo, seu vice-prefeito por dois mandatos foi Thiago Silva que hoje, ao lado do Dr. Giuliano, comanda a cidade. “São pessoas que zelam pela cidade e que não só deram continuidade ao que construímos lá atrás, mas que souberam ir além e melhorar ainda mais um serviço que já era referência na região.”

Novo hospital

A reestruturação da saúde também permitiu que São Pedro alcançasse novos voos: neste sábado (15), os moradores recebem o segundo hospital da cidade. Localizado na rua Olavo Bilac, no bairro São Benedito, o prédio conta com mais de 1.000 metros quadrados de construção.

Lá funcionam 12 leitos, 3 salas cirúrgicas, 10 consultórios, 3 recepções, sala de raio-X, ar condicionado central, gerador, rede de gases, farmácia e outros departamentos. A nova unidade vai funcionar como Hospital-Dia, das 7h às 19h e o atendimento será 100% SUS.

No local serão realizadas cirurgias de pequeno porte – procedimentos que não exigem internação de mais de um dia, como as vasculares ou oftalmológicas.

Outra novidade é o ambulatório pediátrico, que fará atendimento com horário agendado. “Isso mostra a evolução da área da saúde de São Pedro e como é preciso planejar uma cidade em todos os sentidos. Hoje quem está mais agradecido com tudo o que passamos lá atrás é a população, que desfruta de serviços de qualidade”, completou Helinho Zanatta.

Comentários

Comentários