VIVA O AMOR

Dia dos Namorados é feriado? Entenda origem da data

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Pixabay
E você? Já comprou o presente do Dia dos Namorados?
E você? Já comprou o presente do Dia dos Namorados?

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil nesta quarta-feira, 12 de junho. Além de ser uma data em que se festeja o amor e o afeto entre os casais, o dia movimenta o comércio e a economia do País. É uma das datas mais esperadas pelas lojas.

Apesar de ser uma celebração importante para o comércio, a data não é considerada feriado e nem ponto facultativo pelo governo federal. Além disso, no resto do mundo, o dia de comemorar relacionamentos amorosos é em fevereiro: o Valentine's Day.

No Brasil, o Dia dos Namorados antecede o Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, mas a origem da data não tem a ver com romance.

A celebração surgiu em 1948 a partir de uma necessidade comercial. O idealizador foi o publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr.

Na época, ele havia sido contratado por uma loja que desejava melhorar o resultado das vendas em junho, aponta a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).

Como junho era, historicamente, um mês ruim para o comércio, o publicitário inventou mais uma data para a troca de presentes no Brasil, inspirado no dias das mães. A campanha de sucesso tinha como slogans: "Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga".

Comentários

Comentários