ALARMANTE

Dia do Meio Ambiente: Piracicaba tem só 9% de vegetação nativa

Projeto Corredor Caipira, da Esalq, visa implantar 50 hectares de florestar e educar ecologicamente a população

Por Ana Laura França | 05/06/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Hoje é o dia Mundial do Meio Ambiente e o debate sobre como as ações humanas impactam nas mudanças climáticas se mantém em evidência. Vide os desastres registrados no Rio Grande do Sul, que demonstram a necessidade urgente de políticas públicas serem direcionadas à area ambiental do Brasil.

O professor Edson Vidal, coordenador do projeto Corredor Caipira, alerta: “para uma região como Piracicaba, que restam apenas 9% da vegetação nativa, nós chegamos em uma situação realmente precária com relação às questões ambientais.

A vegetação nativa é aquela que cresce naturalmente em uma determinada região, sem intervenção humana direta. Ela se adapta ao clima, solo e outros fatores ambientais específicos da região em que se desenvolve.

Projeto Corredor Caipira

O projeto Corredor Caipira existe desde 2017 e sua primeira etapa foi colocada em prática nos anos de 2020 a 2022, onde 65 hectares de matas foram implantados. Agora estão partindo para a segunda etapa, onde mais 50 hectares serão implantados, o que totaliza 90 mil mudas de árvores nativas, além de trabalhos de restauração monitoramento e manutenção.

“A prioridade para a restauração ecológica são as chamadas áreas de preservação permanente, como o entorno de nascentes e também margens de rios, córregos e outros cursos d'água”, afirma Edson Vidal. A iniciativa tem como área de atuação direta os municípios paulistas de Piracicaba, Águas de São Pedro, São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi.

O projeto também realizará ações de conservação da fauna, como a instalação de placas de sinalização e de armadilhas fotográficas – para monitoramento de espécies – e ações de educação ambiental focados nesta conservação.

Porém, tão importante quanto a conservação da fauna e da flora, o Corredor Caipira promove a educação ambiental da população, já que isso é essencial para amenizarmos o avanço do desgaste ambiental. Serão 6 cursos de formação, 32 atividades de formação (como oficinas e mutirões), 8 oficinas com crianças e adolescentes e 6 oficinas de composição musical coletiva (focadas em temáticas socioambientais e culturais).

Quanto às políticas públicas, será elaborado de forma participativa um plano emergencial de restauração ecológica, além de reuniões de articulação e da realização de fóruns para fortalecimento de redes e construção de políticas públicas. Na área de comunicação, o “Corredor Caipira” também realizará uma série de ações, como a produção de minidocumentários, podcasts, publicações em redes sociais e realização de concursos de desenhos ou fotografias.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.