CULTURA

'A população vai voltar a usar o Losso Netto', diz Beltrame

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 8 min
Divulgação

O cenário cultural de Piracicaba tem entrado cada vez mais em evidência com eventos e mudanças importantes. Entre elas, está a inauguração da Nova Pinacoteca de Piracicaba, que passou a ocupar o Armazém 14A do Parque do Engenho, além do lançamento do programa Movimentação Cultural, que tem como um dos objetivos oferecer oficinas culturais à população.

Além disso, a Semac tem investido mais em projetos de fomento à cultura afro da cidade, além da resolução dos problemas de infraestrutura do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, entre eles, a troca dos equipamentos de ar-condicionado, que já está em fase de licitação.
O secretário da Semac, Carlos Beltrame, respondeu às perguntas do JP sobre a cultura de Piracicaba, projetos e estruturas da cidade.

Saiba mais

O cenário cultural de Piracicaba tem ganhado novos incentivos da Semac nos últimos meses. Entre eles, está o projeto Movimentação Cultural, um programa que oferece formações em diversas modalidades artísticas, como música, dança, e outros gêneros. Gostaria que o senhor explicasse o que é esse projeto.
A Movimentação Cultural é um programa que oferece à população piracicabana diversas oficinas culturais, como teatro, música, ballet, capoeira, entre outros, além de oferecer apresentações artísticos culturais que fomentam e difundem as produções piracicabanas. As oficinas ocorrem nos centros culturais administrados pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), ou espaços públicos em que haja interesse da população, oportunizando o acesso gratuito a atividades de qualidade.
Já nas apresentações culturais, a Movimentação Cultural tem por objetivo oportunizar e valorizar os artistas piracicabanos, em suas mais diversas linguagens, como a música, a dança, o teatro, o circo etc. Os atendidos são de diversas faixas etárias, contemplando de crianças até idosos, e tem por objetivo a iniciação dos munícipes nas atividades, podendo estes utilizar-se dessa ferramenta para aprimorar os conhecimentos, seguindo até a profissionalização.

A Pinacoteca de Piracicaba foi inaugurada em novo espaço no mês de maio. Agora, o equipamento fica no Armazém 14A no Parque do Engenho Central, e em 15 dias de funcionamento, já atraiu mais visitantes do que em todo o ano de 2019, antes da pandemia de covid-19. Gostaria que o senhor explicasse o porquê da decisão pela mudança.
A ideia da mudança partiu inicialmente do nosso Prefeito Luciano Almeida, com o objetivo de reunir, num mesmo local, as várias atrações culturais da cidade - o Engenho da Cultura. E, parece-nos que a mudança foi extremamente positiva, pois, como foi divulgado, em, aproximadamente, 15 dias tivemos mais visitantes que todo o ano de 2019, último ano em que funcionou em sua plenitude no prédio antigo antes da pandemia. Com essa mudança oportunizamos o acesso deste importante equipamento cultural, que era pouco conhecido e visitado, valorizando com isso nossos artistas e o rico acervo.

O Engenho Central já reúne alguns equipamentos culturais importantes de Piracicaba, como o Teatro Erotides de Campos, o Salão de Humor de Piracicaba e, agora, a Nova Pinacoteca. Além desses, o local é frequentemente utilizado para a realização de eventos de grandes proporções, como a Festa das Nações e alguns festivais. Pode-se afirmar que o Parque do Engenho é um ponto centralizador da cultura piracicabana?
Com certeza, o Parque do Engenho Central é um ponto centralizador da cultura piracicabana, uma vez que reúne além de grandes eventos, também importantes órgãos e espaços culturais, como a própria Pinacoteca e o Teatro Erotides de Campos. A sua própria arquitetura é um atrativo para as pessoas, além, é claro, de ser um local de fácil acesso e que comporta eventos dos mais variados temas e portes. Porém, apesar de o Engenho ser um centralizador, é importante destacar que esta gestão também tem por objetivo descentralizar o acesso à cultura, levando diversas atividades em vários pontos da cidade, oportunizando também áreas periféricas e demais regiões.

Um dos principais espaços da cultura piracicabana é o Teatro Losso Netto, que enfrenta um problema com relação aos ar-condicionados do local. Em outubro de 2023, com a troca da direção do teatro, o projeto da troca dos ar-condicionados foi assinado. Como está o andamento deste projeto? Há previsão para conclusão e instalação dos equipamentos? O que ainda é necessário ser feito?
O Teatro Dr. Losso Neto é, com certeza, um dos símbolos mais destacados e importante da nossa cultura. É um ícone para nós. Talvez, por ser um dos primeiros espaços culturais de nossa cidade, tem uma representatividade significativa para a sociedade. Quanto ao projeto da troca do ar-condicionado, este foi concluído, culminando no processo licitatório para a efetiva troca dos equipamentos necessários. A licitação para a troca dos equipamentos será dia 19 de junho, próximo, e apos todos os trâmites licitatórios, esperamos a contratação da empresa vencedora, que terá prazo de 60 dias, após a emissão da ordem de serviço, para a conclusão dos serviços. Estaremos acompanhando com empenho todos os trâmites para garantir, o quanto antes, que a população possa utilizar novamente o espaço do Teatro Dr. Losso Neto.

Ainda sobre o teatro, um dos diferenciais do espaço é o fosso orquestral. Como está a situação desse fosso? O elevador está funcionando e a manutenção está em dia?
O elevador do fosso se encontra em funcionamento.

A Semac também tem dois pianos de cauda, um no Teatro Losso Netto e um na Estação da Paulista, que precisam de conserto por conta dos efeitos do tempo. Há algum projeto ou previsão de conserto desses instrumentos?
A Semac realiza, inicialmente, um trabalho de avaliação, acerca das condições para um eventual conserto dos instrumentos. Precisamos estar certos que os profissionais a serem contratados para o serviço, sejam conhecedores das peculiaridades desse tipo de instrumento. Também sabemos da importância que é, para a cidade, estarmos com os pianos em condições de uso. E, para, tanto, a pasta realiza orçamentos para avaliação da viabilidade do conserto dos pianos Yamaha e Fritz Dobbert.

Sobre a Cedan (Companhia Estável de Dança) de Piracicaba. Há algum projeto de ampliação da Cedan ou criação de um corpo estável de balé na cidade?
A Cedan já é um corpo estável e iniciou o ano de 2024 com muitas atividades. Abriu o Adapi Dança com uma suíte do sucesso do espetáculo Coppélia, que estreou em dezembro de 2023 junto à Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Na ocasião, tiveram a frente nos papéis principais Alan Marques, Juliana Tarumoto, Ana Cláudia Magagnin e Farley Firenze todos com experiência internacional. Dessa vez a Cedan lançou seus novos solistas João Vitor Lima bailarino reconhecido pela crítica melhor bailarino Piracicaba da atualidade e a jovem bailarina Gabriela Veronezzi. Nesta ocasião também estreou como coreógrafa residente da Cedan a bailarina Juliana Tarumoto que teve na sua formação importantes mestres e uma formação e experiências com Ballet Chicago Studio Company, além de ter um Mestrado artístico na University of Limerick e trabalhou em países como Reino Unido e Irlandacom Dane Hurst (Reino Unido), Emanuele Soavi (Italia/Alemanha), Francesco Vecchione (Italia/Alemanha).
Atualmente a Cedan trabalha na formatação da obra Carmen de Bizet junto à coreógrafa e grande bailarina, considerada pelo NY Times uma das maiores estrelas do século 21, Daniela Severian. É uma suíte já foi entregue na abertura do 1.o Festival Piracicaba em Danças que teve início em maio. Está, ainda, a todo vapor para preparar o espetáculo de final de ano junto à Orquestra Sinfônica de Piracicaba, o tão esperado O Lago dos Cisnes. Para tanto, a Cedan fez uma audição e adicionou quatro bailarinos somente para este espetáculo.

Como a Semac tem apoiado manifestações culturais afro em Piracicaba?
A Semac tem anualmente elevado a dotação orçamentária e investimentos na Valorização da Cultura Negra em Piracicaba, bem como promovendo diversos eventos e atividades voltadas a manifestações afro. Em 2023, por meio do Centro de Documentação e Política Negra, a Secretaria investiu mais de R$ 300.000,00 em ações voltadas à tais atividades, e em 2024 já empenhou mais de R$ 160.000,00. Cabe também ressaltar o habitual apoio ao Afropira, importante Festival da cidade. Pensando no fortalecimento da cultura afro, no final de 2023 foi criada por meio da LEI N° 10.012, de 20 de dezembro de 2023 a Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, que tem por objetivo planejar e zelar pela execução das políticas públicas relacionadas às áreas de igualdade racial e étnica, de forma a estimular os programas, projetos e ações para o cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial. A Administração Municipal, por meio da Semac, entende que este tema, por sua relevância, deve ser tratado com singular prioridade.

Neste ano, são comemorados os 150 anos da imigração italiana. A Semac está programando algum evento especial em comemoração a essa data? Há um projeto para um monumento ao imigrante italiano que veio para Piracicaba, isso será realizado pela Semac até o fim do ano?
Sem menosprezar, é claro, nenhuma cultura ou povo, talvez os italianos, junto com os afros, são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento do nosso País. Se hoje somos o que somos, devemos a eles. É claro que a Administração Municipal gostaria de marcar de forma significativa a comemoração dos 150 anos da imigração italiana. Temos agendadas algumas reuniões com a Societá Italiana, em que trataremos desse assunto, inclusive a possibilidade de incorporar no espaço do Engenho Central um monumento comemorativo a esta data.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários