VACINA

Piracicaba recebe vacinas contra a covid; campanha começa segunda

Vacina SpikeVax protege contra novas variantes da covid-19

Por Da Redação | 24/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Piracicaba

Divulgação

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Piracicaba recebeu as primeiras 1.400 doses da vacina SpikeVax, contra a Covid-19 para aplicação na população. A campanha de vacinação terá início na segunda-feira (27), em todas as unidades de saúde. A nova vacina é do tipo monovalente, e é fabricada pela empresa Moderna.

Saiba mais

As doses serão aplicadas para o público prioritário que abrange crianças entre 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, pessoas a partir de 5 anos com comorbidades, entre outros grupos. A dose da SpikeVax será aplicada com intervalo mínimo de 3 meses da última dose da vacina Covid-19 recebida. A nova vacina tem como proposta atualizar a proteção contra a Covid-19, já que a SpikeVax protege contra variantes do vírus que surgiram mais recentemente, além de suas sublinhagens, como a VOI JN.1 e a VOI XBB 1.5. A dose produzida pela Moderna pode ser administrada conjuntamente a outras vacinas, exceto a da dengue.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. Durante a semana, vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade: UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.

Desde o início deste ano, conforme explica a coordenadora de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Cibele Melo dos Reis, a imunização contra a Covid-19 foi incluída no calendário vacinal das crianças menores de 5 anos e na estratégia de vacinação anual para os grupos prioritários. “Receber a dose do imunizante confere proteção à população e gera grande impacto para a redução de mortalidade, bem como, ajuda a evitar o alto número de internações por conta da doença. A vacina é muito importante, por isso, convocamos todas as pessoas do grupo prioritário para que recebam o imunizante e garantam proteção contra a Covid-19”, afirmou.

Vale ressaltar que a adesão ao esquema vacinal permite a redução de casos graves e óbitos pela Covid-19, sobretudo com o surgimento de novas variantes do vírus. Visto isso, a composição das doses de reforço são atualizadas para ampliarem a proteção do sistema imunológico, induzindo respostas mais eficazes dos anticorpos contra as mutações altamente circulantes.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.