ARTIGO

Como a alimentação pode impactar seu corpo e seu desempenho

Por Luiz Xavier | 20/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Se você pratica esportes regularmente, a nutrição adequada e balanceada impacta em um melhor rendimento esportivo e previne lesões.

Quem apresenta este trabalho é a Angela Villalobos, excelente e competente profissional (sou prova viva disso rs...), nutricionista de praticantes de atividade física em performance e emagrecimento, pós-graduanda em nutrição esportiva e estética (instagram @angelalobosnutri).

A relação entre alimentação, emagrecimento e performance esportiva é vital e pode ser o diferencial para atingir objetivos de forma saudável e eficaz.

Muitas pessoas acreditam que emagrecer é apenas uma questão de contar calorias. No entanto, escolher por alimentos naturais em vez de produtos alimentícios ultra processados, ricos em gorduras, açúcares e aditivos químicos faz toda a diferença. Fatores como sono, saúde intestinal, hábitos e níveis de estresse, também influenciam.

Incluir alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes, prolonga a saciedade, regula os níveis de açúcar no sangue, funcionamento do intestino e também são fontes de vitaminas, minerais e substâncias benéficas para o organismo que contribuem para a prevenção e o tratamento de doenças e evitam picos de fome. As proteínas magras, como peixes, frango, ovos e leguminosas, são importantes para a manutenção da massa muscular, além de contribuir na saciedade. Os carboidratos, não são os vilões, são a principal fonte de energia para o corpo e cérebro.

Beber água suficiente ao longo do dia além de auxiliar na redução de peso, também melhora a saúde geral, o funcionamento do intestino, do corpo e estética.

Os carboidratos são combustíveis para o seu corpo. As proteínas desempenham um papel crucial na recuperação muscular. As gorduras saudáveis, como a do abacate, castanhas e peixes gordos, são essenciais para a saúde das células e articulações.

Planejamento e equilíbrio - a chave do sucesso: o segredo para o emagrecimento e performance esportiva está no planejamento e no equilíbrio. Uma dieta balanceada deve conter uma variedade de alimentos naturais de todos os grupos, em porções adequadas.

Evite dietas extremas ou restrições severas sem acompanhamento nutricional: elas podem prejudicar seu desempenho esportivo e a sua saúde a longo prazo. Adote uma alimentação sustentável, focada em alimentos naturais e integrais.

A alimentação é fundamental no processo de emagrecimento quanto na melhora da performance esportiva. Ao escolher alimentos naturais, você estará fornecendo ao seu corpo os nutrientes essenciais para alcançar seus objetivos com saúde e vitalidade.

A suplementação é indicada para complementar carência nutricional ou para maximizar resultados. Um exemplo é a creatina, utilizada pelos esportistas para otimizar força, potência e recuperação muscular em atividades como musculação, ciclismo, corrida e outras. Os suplementos contribuem quando combinados com alimentação adequada.

Ressalto, nenhum alimento isolado tem o poder de emagrecer ou melhorar desempenho esportivo, mas sim uma refeição equilibrada onde tem espaço reservado para preparações eventuais como pizza, hamburguer e brigadeiro.

Cada pessoa é única, com necessidades nutricionais diferentes. Considere o estilo de vida, fase da vida, objetivos, preferências, rotina, níveis de estresse, etc. Transforme sua alimentação para uma vida mais saudável, ativa e longeva. A nutrição tem um poder gigante sobre isso!

 

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.