POLÍCIA MILITAR

Baep passa a receber denúncias por WhatsApp

A corporação explica que a ferramenta deve ser usada para crimes que demandam mais tempo como tráfico de drogas; casos urgentes devem ser levados ao 190

Por André Thieful | 16/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

10º Baep realiza o patrulhamento em 52 municípios
10º Baep realiza o patrulhamento em 52 municípios

O 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar começou a receber denúncias por meio do aplicativo WhatsApp. O número é (19) 3424 1521. A corporação explica que a ferramenta pode ser usada para crimes que demandam mais tempo como tráfico de drogas, procurados pela justiça, imoveis utilizados para depósito de armas e drogas, cativeiros e desmanches. “O objetivo da ferramenta é desarticular quadrilhas, combater o crime organizado e efetuar prisões com sigilo absoluto”, explica.

De acordo com a nota de imprensa, o Batalhão lembra que para situações de emergência que precisam ser resolvidas imediatamente, ainda permanecem os telefones de emergência: 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros.

Já as denúncias recebidas pelo WhatsApp serão direcionadas para um trabalho que exige mais apuração, “pois será necessário conseguir o máximo de informações buscando a máxima eficiência”, informa o Baep. Por meio do aplicativo, além das mensagens, o denunciante poderá enviar fotos, vídeos, localização de endereços através do GPS, áudios, arquivos, entre outros.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Atualmente, o 10º Baep realiza o patrulhamento em 52 municípios atendimentos pelo CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) de Piracicaba. Desde a sua inauguração em 19 de dezembro de 2019, o batalhão realizou mais de 1100 prisões (flagrante delito e procurados pela justiça), apreendeu mais de três toneladas de drogas, recuperou mais de cem veículos roubados ou furtados, além de ter apreendido e retirado das ruas mais de duzentas armas de fogo.

“Uma grande parcela dessas ocorrências conta com a colaboração da comunidade local, que por meio de denúncias anônimas trazem informações relevantes sobre ocorrências de flagrante delito para que o Batalhão possa atuar de forma mais precisa, por esta razão, se ressalta a importância da interação da população e a Polícia Militar”, finaliza a nota.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.