FLACIDEZ FACIAL

'Rosto de Ozempic': saiba as principais causas e como tratar

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Freepik
Evitar rugas é um dos desafios das mulheres por meio de tratamentos
Evitar rugas é um dos desafios das mulheres por meio de tratamentos

O termo "Ozempic face", ou rosto de Ozempic em tradução livre, se destacou nas últimas semanas nas redes sociais. O termo foi criado para se referir às pessoas cujo o rosto ficou com aspecto envelhecido e flácido após uma rápida perda de peso utilizando medicamentos que possuem semaglutida, como princípio ativo.

Essa mudança na face é um efeito colateral da rápida perda de peso, independente se de forma natural ou decorrente do uso de medicamento.  A médica dermatologista Nadine Vandresen tira as principais dúvidas sobre cuidados com o rosto durante o processo de emagrecimento.

Por que ocorre o aumento da flacidez com a perda de peso?

O processo de perda de peso rápido infelizmente também leva a uma diminuição rápida do colágeno, proteína responsável pela elasticidade da pele, e isso causa uma rápida piora da flacidez e perda exagerada dos coxins de gordura, ou seja, os compartimentos de gordura facial distribuídos em baixo da pele do rosto.

A idade influencia no aumento da flacidez após o emagrecimento?

Influência, pois é como se tivéssemos um "banco" de colágeno, que é formado por uma célula, o fibroblasto, e a partir dos 25 anos a produção diminui até se tornar inexistente. Então, se você tiver uma perda rápida de colágeno devido ao emagrecimento quanto mais jovem, mais colágeno você terá na “poupança” e além disso, seu fibroblasto também é mais novo e responderá rapidamente. E quanto mais velho, menor é a quantidade de colágeno armazenada e a ação do fibroblasto também, causando maior impacto na flacidez.

Com o processo de emagrecimento podem surgir rugas? Como tratá-las? 

Pela degradação acelerada do colágeno e consequentemente da flacidez, além da perda exagerada dos coxins de gordura facial, podem surgir as rugas. Neste caso, recomendamos procedimentos que estimulem a produção local de colágeno como bioestimuladores, redensificadores dérmicos, além de tecnologias como os lasers Fotona e Zye, o ultrassom microfocado, Ultraformer MPT e o Liftera, e radiofrequência com a ponteira Morpheus.

O que pode ser feito para evitar a flacidez e o surgimento de rugas após o emagrecimento?

O ideal é que a perda de peso não seja acelerada, quanto mais lenta e gradativa melhor e que esse processo seja acompanhado por um profissional nutrólogo. Apesar da diminuição do aporte calórico, é necessário manter uma dieta rica em vitaminas, sais minerais e aminoácidos que são importantes na produção de colágeno. Junto a isso, beber no mínimo dois litros de água por dia, manter a pele hidratada e realizar atividade física regularmente. Também existem fórmulas endovenosas e intramusculares como o Beauty Drip e o Glow Booster e os procedimentos para o estímulo de colágeno que podem ser realizados de forma preventiva.

Quais protocolos podem ser feitos para tratar a flacidez facial decorrente do emagrecimento?

Quando se trata de flacidez facial os melhores resultados ocorrem quando associamos os bioestimuladores de colágeno com tecnologias, tanto para a face quanto para o corpo, porém a escolha do protocolo é individualizada, pois irá depender do tipo de pele, do grau de flacidez e até mesmo do biotipo facial ou corporal.

Há outras regiões do corpo que ficam flácidas com a rápida perda de peso? 

Quase todas as regiões do corpo ficam mais flácidas com a perda de peso, mas as mais comuns são o bumbum, braços, coxas e abdômen. E neste caso, podemos realizar procedimentos como a injeção de bioestimuladores novamente associado às tecnologias como o Fotona, Ultraformer MPT, Bodytite com a ponteira Morpheus que trazem resultados satisfatórios, mas sempre é bom lembrar que o mais importante é o exame físico correto e um diagnóstico preciso para oferecer os melhores tratamentos e um protocolo personalizado.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários