AMOR PURO

‘Mães de UTI’: a luta de mulheres pela vida de seus filhos

Por Nani Camargo |
| Tempo de leitura: 2 min
Fernanda Morais
Jaqueline e a filha Alice, internada há 4 meses na Santa Casa
Jaqueline e a filha Alice, internada há 4 meses na Santa Casa

Passar o Dia das Mães em uma UTI é realidade para muitas mulheres que acompanham seus filhos em momentos difíceis de saúde. Há internações longas e, na maioria das vezes, essas mães têm que largar tudo - emprego, casa, amigos - para se dedicar integralmente o filho. Há dor? Sim. Cansaço? Sem dúvidas. Mas o que mais toma conta do coração dessas mamães é a esperança. De que vão voltar para casa com os filhos para a vida seguir seu rumo.

O Jornal de Piracicaba ouviu duas mães que estão com suas filhas internadas na UTI da Santa Casa de Piracicdaba. São relatos emocionantes.

Rosangela Paula dos Santos de Souza, de 50 anos, é avó de Alice, que está internada desde 5 de janeiro de 2024. A avó cuida da neta e da filha Jaqueline, de 27 anos, mãe de Alice. Jaque tem problemas envolvendo epilepsia e a neta, que tem 6 anos, sofre de crise convulsivas. “Eu e a Jaqueline nos revezamos para ficar com a Alice na Santa Casa. Eu sempre digo que sou mãe duas vezes, pois vejo a Alice como minha filha também. É minha benção de Deus”, conta.

Desde pequenininha, Alice luta por sua vida. Aos três meses de idade começou a apresentar convulsões e, ainda bebê, “morou” por um ano na UTI. Entre idas e vindas à Santa casa, Rosângela conta que na crise mais recente, em janeiro, a neta teve num único dia, 16 crises convulsivas. “É bem difícil, mas estamos na luta. Alice não fala e não anda e precisa de cuidados integrais”. O pai da menina ajuda como pode, mas como ele trabalha, a mãe e a avó de Alice é que se dedicam à criança.

Rosângela diz que vai comemorar o Dia das Mães mesmo a neta estando internada. “Ela é meu coração. Vivemos por ela. Então, está tudo bem. Estamos juntos com ela onde ela estiver. E aqui na Santa Casa o atendimento é ótimo”.

LUTA DIÁRIA - Lucilene da Silva também vai passar o Dia das Mães na Santa Casa de Piracicaba. Sua filha Maria Clara da Silva Alves Sanjuan, de 6 anos, está internada desde 11 de abril. Ela deu entrada no hospital com a visícula inflamada e passou por cirurgia. A mãe achava que seria mais simples, no entanto, a internação um tanto longa foi inevitável. “Ela teve algumas complicações, mas está muito bem amparada aqui na Santa casa. Se recupera bem, vai tirar o dreno e acho que em 10 dias, vamos embora para casa. Só tenho a agradecer por tudo”, conta a mãe.

Comentários

Comentários