VIAGEM EM SEGURANÇA

Câmara aprova projeto que obriga rastreio no transporte de pets

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) um projeto de lei que obriga as companhias aéreas a ofertar serviço de transporte cães e gatos na cabine das aeronaves.

08/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Agência Brasil

João Fantazzini/Instragram

Pelo projeto, os animais de estimação poderão viajar junto com os passageiros em voos domésticos
Pelo projeto, os animais de estimação poderão viajar junto com os passageiros em voos domésticos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) um projeto de lei que obriga as companhias aéreas a ofertar serviço de transporte cães e gatos na cabine das aeronaves. Pelo projeto, os animais de estimação poderão viajar junto com os passageiros em voos domésticos.

Para entrar em vigor, a matéria ainda precisa ser aprovada pelo Senado e ser sancionada pela Presidência da República.

O projeto ainda prevê que as empresas deverão oferecer serviço de rastreamento dos animais transportados. Aeroportos com circulação superior a 600 mil passageiros por ano deverão contar com veterinários para acompanhar o procedimento de embarque, desembarque e acomodação dos pets.

Caso Joca
Na semana passada, diversos aeroportos do país registram manifestações a favor da regulamentação do transporte aéreo de animais.

A mobilização ocorreu após a morte de Joca, um golden retriever de quatro anos que morreu durante um voo operado pela Gol.

No mês passado, Joca foi despachado pelo tutor em São Paulo com destino a Sinop (MT). No entanto, a caixa de transporte foi colocada em um voo para Fortaleza. Em seguida, o cão foi mandado de volta para São Paulo. No trajeto de volta, Joca não suportou o total de oito horas de viagem e morreu.

Após o episódio, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Polícia Civil de São Paulo passaram a investigar o caso.

Em nota divulgada após o episódio, a Gol se solidarizou e lamentou a perda do animal. A empresa também anunciou a suspensão, por 30 dias, do transporte aéreo de animais.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Bela
    09/05/2024
    Pagando bem, que mal que tem! Sai muito caro o transporte animal mesmo que seja dentro da cabine e as exigências são enormes! Já viajei com minha gata e a passagem dela acabou saindo três vezes mais que a minha, por tantas exigências. Deviam exigir isso das pessoas tb (exame de saúde na ida e na volta), caixa flexível Super cara, pra por embaixo do banco (a empresa aérea que devia ceder as caixas pq são bem pouco usadas e são caríssimas). No Brasil, tudo se torna muito mais difícil e caro. Pelo o preço que cobram, o animal devia voar no colo do piloto e servirem caviar aos bichos! (Contém ironia)