ARTIGO

Serenidade


| Tempo de leitura: 3 min
Foto: reprodução Freepick

Serenidade é uma palavra gostosa até de se pronunciar não é mesmo? Hoje vou trazer um pouco desta sensação aqui para refletirmos.

Serenidade de espírito é uma das mais belas joias da sabedoria. É o resultado de um longo e paciente esforço de autocontrole. Um homem se torna calmo na medida em que passa a compreender a si mesmo como um ser de pensamento evoluído, pois semelhante conhecimento exige a compreensão dos outros como resultado do pensamento e na medida em que ele desenvolve uma compreensão correta e vê cada vez mais claramente as relações internas das coisas através da lei de causa e efeito, deixa de se agitar e de se irritar, de se preocupar e de se queixar, e se torna equilibrado, firme e sereno. E não é isso que todos buscamos?

O homem calmo, que aprendeu a se governar, sabe como adaptar-se aos outros e os outros reverenciam sua força espiritual e sentem que podem aprender e confiar nele. Entenda uma coisa: quanto mais tranquilo um homem se torna, maior o seu sucesso, sua influência e sua capacidade para o bem. Um homem calmo não se atormenta com os desafios que a vida lhe apresenta, ele encara os desafios como um exercício natural para desenvolver-se e evoluir. Esse raro comportamento, de uma personalidade equilibrada é o que chamo de serenidade, que nada mais é do que o florescimento da vida.

Tantas pessoas desperdiçam suas vidas em uma busca frenética por dinheiro e poder e esquecem que o mais fino ouro do viver está em  ter uma vida serena e feliz.

Há alguns meses enquanto fazia minha unha no salão, vi uma mulher de meia idade, elegante e raivosa, chegar falando no seu telefone. Ela estava alterada, falava firme, irritada, usando palavras difíceis, impondo ordens para quem estava do outro lado da linha. Eu estava só na observação. Algumas pessoas se intimidavam com o vocabulário dela e com seu comportamento grosseiro. Foi quando ela desligou o telefone e entrou em outra ligação ainda mais imperativa e assim seguiu por um tempo. Meu pensamento era: coitada desta mulher, não aprendeu nada na vida e toda esta alteração me mostra claramente uma fragilidade que grita por socorro. Meu sentimento foi de vontade de estender a mão e pegar no colo, mas fiquei no meu anonimato. O que quero trazer com este exemplo é que TODO EXCESSO MOSTRA UMA FALTA e todas as pessoas que te tratam mal, na verdade precisam de ajuda, pois estão vivendo o oposto da serenidade. E com certeza se for estudar a vida daquela mulher, muitas áreas da vida dela estão desajustadas e com resultados ruins.

Quantas pessoas você conhece que amarguram suas vidas, que arruínam tudo o que existe de doce e de belo com temperamentos explosivos, que destroem o seu próprio equilíbrio pessoal e envenenam o próprio sangue? Seria o caso de perguntar se a grande maioria das criaturas não arruína a própria vida e estraga a própria felicidade por falta de autocontrole?

Toda paz e serenidade esperam por você. Mas como alcançar isso se suas ações te levam para o lado oposto?

1- Pare de viver no piloto automático, sinta a vida e não apenas cumpra tarefas.

2- Seja o observador dos seus pensamentos, pois eles determinam seus sentimentos.

3- Não tenha medo de mudar de direção, isso não é fracasso, é sucesso e poucos são aqueles que têm esta coragem para a mudança e transformação.

4- Não pule as etapas, pois serenidade se obtém através de um estilo de vida, equilibrado e respeitoso. Este respeito começa com o autorrespeito, seu corpo dá sinais quando você o está desrespeitando através de sensações de dor, inquietações, insônia, etc.

5- Limpe sua mente todos os dias através da meditação e da apreciação do silêncio, pedindo ao Criador orientação para seguir no caminho da verdade, da evolução e da serenidade.

Comentários

Comentários