ARTIGO

Trabalho como oportunidade de crescimento

03/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Foto: Freepick

Dia 1º de maio comemora-se o Dia do Trabalho ou do Trabalhador, uma data escolhida no Brasil e em vários países como o reconhecimento às contribuições incansáveis dos trabalhadores para o desenvolvimento das cidades e regiões onde estão inseridos.

Fazendo um breve resgate histórico, 1º de maio de 1886 foi o início de uma série de protestos, na cidade de Chicago nos Estados Unidos, onde ocorreram prisões e condenações à morte dos operários organizadores das manifestações que reivindicavam 8 horas de trabalho diante das 12 trabalhadas na época. Outras reivindicações se somavam aos protestos de Chicago dependendo do país em que elas estavam acontecendo.

Diante das prisões e mortes, trabalhadores do mundo inteiro decidiram que 1º de maio seria um marco na luta por melhores condições de trabalho e de luto pela morte dos mártires de Chicago.

No Brasil, as primeiras notícias relacionadas à data apareceram em 1891, mas somente em 1925, durante o governo de Artur Bernardes, institui-se o 1º de Maio como o Dia do Trabalho e várias ações em prol dos trabalhadores foram promulgadas a partir da oficialização da data. Dentre elas, algumas das mais importantes que posso citar são a instituição de um salário-mínimo, ocorrida em 1940 no governo de Getúlio Vargas; a criação da Justiça do Trabalho em 1941; e, em 1943, o anúncio da consolidação das Leis de Trabalho.

À medida que celebramos o Dia do Trabalho, devemos lembrar não apenas das conquistas do passado, mas também do trabalho árduo e da determinação necessários para construir um futuro próspero e sustentável. O mundo do trabalho hoje é desafiador diante das novas tecnologias, exigindo nossa adaptação e a constante capacitação dos trabalhadores para a nova realidade.

Piracicaba, com seu setor econômico diversificado, é um testemunho da determinação de nossa comunidade em prosperar. Da indústria açucareira ao setor automotivo, passando pela tecnologia e agricultura, Piracicaba continua a se destacar como um centro de inovação e oportunidade para um desenvolvimento sustentável.

Desde 2021, foram mais de 21 mil postos de trabalho formais criados, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, com o setor de serviços liderando a geração de emprego. No mesmo período, Piracicaba recebeu cerca de R$ 11 bilhões em investimentos, principalmente no setor industrial. Essas novas empresas e ampliações das fábricas estão gerando cerca de 7 mil postos de trabalho nos próximos 10 anos.

No mês passado, realizamos o Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio, mostrando que a nossa cidade já está se desenvolvendo para uma economia mais sustentável, investindo em tecnologias pioneiras, em pesquisas científicas e na criação de um polo empresarial que caminha para a descarbonização da energia. Piracicaba, que em sua história já se consolidou como centro sucroalcooleiro com o etanol, agora avança para o futuro da economia mundial com o uso do H2 na substituição de combustíveis fósseis.

O poder público deve estar sempre atento aos desafios da modernidade no ambiente de trabalho para promover ações de aproximação dos trabalhadores às oportunidades de emprego e renda, proporcionar um ambiente de negócio favorável em nossa cidade para as empresas aqui instaladas e para que outras possam se instalar, além de apoiar ações de empreendedorismo em todos os segmentos.

Que a semana do Trabalho seja de reflexão, celebração e renovação do nosso compromisso com o progresso econômico de Piracicaba e seus cidadãos. Juntos, é possível alcançar grandes feitos e criar um futuro ainda mais promissor para as gerações atuais e futuras.

Euclides Libardi, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.