ESTELIONATO

Entenda o 'golpe do presente de aniversário' e alerte familiares e amigos

Por Da redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Freepik
A vítima fica feliz com o presente, mas tem a conta esvaziada
A vítima fica feliz com o presente, mas tem a conta esvaziada

 O 'golpe do presente de aniversário' é uma armadilha que atinge principalmente as pessoas mais experientes, causando não apenas danos financeiros significativos, mas deixando cicatrizes emocionais profundas em um dia muito especial.

 É crucial que os mais jovens e "antenados" com internet e redes sociais alertem os mais velhos, para que não caiam neste golpe, assim como em outras fraudes perpetradas pelos estelionatários por intermédio de aplicativos e redes sociais.

O modus operandi do 'golpe do presente de aniversário' começa com um contato telefônico ou por mensagens, no qual o golpista se passa por atendente de empresas conhecidas e, munido da data de aniversário da vítima informa que tem a missão de entregar uma cesta de presentes ou flores, em comemoração à data especial.

Após deixar a vítima feliz e completamente envolvida, ele informa que um motociclista de entrega da empresa, devidamente uniformizado e identificado, irá levar a encomenda na residência e avisa que a única despesa será a taxa de entrega, que geralmente fica entre R$ 5 e R$ 7. A vítima  considera o valor baixo e autoriza, porém, o correto é desconfiar e comunicar um familiar ou amigo este momento.

 Quando o motociclista chega com o presente surpresa e a pessoa passa o cartão na máquina do entregador, o suposto prestador relata algum problema na operação para tentar obter os dados de uma segunda conta. O dispositivo clona o cartão e rapidamente esvazia a conta da vítima, além de tentar a contratação de empréstimos fraudulentos.

Ao perceber que caiu no 'golpe do presente de aniversário' e comparecer na delegacia, um boletim de ocorrência é registrado. No entanto, a polícia muitas vezes enfrenta dificuldades na investigação, pois os criminosos acessam todos os dados da vitima e não costumam deixar vestigios.

Comentários

Comentários