PIRACICABA

Bom ou ruim? Prefeitura contrata pesquisa de satisfação sobre transporte coletivo

O transporte público de Piracicaba terá nova empresa operando a partir de 9 de junho

Por André Thieful | 26/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Arquivo/JP

A Prefeitura de Piracicaba contratou uma empresa para realizar pesquisa de opinião pública junto aos usuários do transporte público do município, como forma atender apontamentos feitos pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). A pesquisa foi contratada por R$ 18,9 mil.

De acordo com o Executivo, anualmente a Semuttran (Secretaria Municipal de Transito, Transporte e Mobilidade Urbana) realiza, por meio de contratação de empresa do ramo, esse tipo de pesquisa para apurar a percepção da população usuária do transporte coletivo de passageiros sobre o serviço prestado. “Os dados e levantamentos internos da pasta, que são extraídos dos canais de atendimento, além de pesquisa realizada pela empresa operadora do transporte complementam a iniciativa”, explica o Executivo.

A prefeitura diz que os dados coletados auxiliam a Administração, por meio do Departamento de Transportes Públicos, a aprimorar o serviço prestado a população. “Para a pesquisa são entrevistados 600 usuários nos seis terminais urbanos. A estes usuários são realizadas perguntas como, a situação de manutenção dos terminais (limpeza, informação, e outras), perguntas relacionadas à frota de ônibus (manutenção, limpeza, oferta de viagens, e outras), perguntas relacionadas aos pontos de parada de ônibus e perguntas relacionadas ao valor da tarifa e pontualidade das viagens entre outras”, informa. As entrevistas deverão ser realizadas durante o mês de maio.

A análise dos resultados obtidos também fornecerá informações para o planejamento de melhorias no transporte público do município, “uma vez que a participação ativa dos usuários é fundamental para garantir um sistema de transporte eficiente e alinhado às necessidades da comunidade”.

NOVA EMPRESA - O transporte coletivo de passageiros terá nova empresa operando a partir de 9 de junho. Para garantir a transição segura dos serviços prestados, a Prefeitura prorrogou, por mais R$ 30 milhões, o contrato emergencial com a empresa Tupi, que venceu nesta sexta-feira (26). De acordo com a Semuttran, a fase de transição do serviço inclui, entre outras ações, transferência de linhas para a nova empresa, cadastramento do usuário nos novos cartões, contratação de pessoal, implantação do sistema de monitoramento nos ônibus e limpeza e manutenção dos terminais. De acordo com a prefeitura, a nova frota do transporte público terá parte dos veículos equipados com wi-fi, entradas USB e ar-condicionado.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.