PREFEITURÁVEL

Paulo Campos: 'perda de água é nosso grande desafio'

Pré-candidato a prefeito de Piracicaba tem proposta para o tema 'água' caso assuma a administração municipal

Por Da Redação | 20/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Paulo Campos em visitas que tem feito a bairros de Piracicaba
Paulo Campos em visitas que tem feito a bairros de Piracicaba

“Piracicaba vem sofrendo com as constantes falta de água quase que diariamente em diversos pontos da cidade, desde os bairros mais distantes quanto os mais centralizados. Isso ocorre devido ao crescimento natural da cidade e o aumento no consumo de água tratada, para um sistema de tratamento que não sofreu nenhuma alteração na capacidade de captação e tratamento para suportar esse crescimento populacional”. As palavras são do pré-candidato à prefeitura de Piracicaba, o vereador Paulo Campos (Podemos).

Segundo ele, o Semae hoje tem uma defasagem muito grande de servidores. “E essa defasagem acontece  em diversas áreas, principalmente na operacional, pessoal de manutenção, onde, os que lá estão vêm se desdobrando em suas funções para atender a população da melhor maneira possível, apesar das dificuldades. Soma-se a isso os equipamentos e a frota de veículos muito defasada”, enfatizou.

Falando um pouco sobre perdas físicas de água tratada, Campos informou que Piracicaba perda de 54,56%, segundo dados oficiais do Instituto Trata Brasil, Perdas de Água 2023 (Snis 2021): Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis, ano base 2021). “Isso quer dizer que para cada 1.000 litros de água produzida se perde 545,6 no processo, e só estamos falando em perda física, sem falar em perda financeira (produtos químicos utilizados no processo e gastos com energia elétrica que não são poucos)”, disse o pré-candidato.

Segundo o pré-candidato, essas perdas totais de água são divididas em duas: Perdas físicas ou reais: correspondem aos volumes de água que não são consumidos, por serem perdidos por meio de vazamentos em seu percurso, desde as estações de tratamento de água até os pontos de entrega nos imóveis dos clientes. Esses vazamentos ocorrem, principalmente, devido ao desgaste das tubulações com seu envelhecimento e as elevadas pressões. E existem dois tipos de vazamentos: os vazamentos visíveis, que afloram na superfície do pavimento e das calçadas, sendo informados ao Semae pela população; e os vazamentos não visíveis, que não afloram na superfície e cuja localização depende da realização de ações de varredura nas redes e ramais para sua localização, com a utilização de equipamentos por métodos acústicos (Geofonamento).

 Perdas não físicas ou aparentes: correspondem aos volumes de água que são consumidos, mas não são contabilizados pelo Semae, principalmente devido às irregularidades (com fraudes e ligações clandestinas, os chamados “gatos”), e à submedição dos hidrômetros, ou por mal dimensionamento ou por desgaste do tempo de uso.

“Não existe perda ‘zero’, ou seja, todos os sistemas de abastecimento do mundo, por melhor que seja a infraestrutura e sua operação e manutenção, possuem perdas de água”, disse Campos.

 “O Semae precisa atacar esse problema rapidamente para obter resultados  na questão da falta de água, Como: Setorização de abastecimento;  mitigação dos vazamentos visíveis; mitigação dos vazamentos invisíveis; identificação e eliminação de ligações clandestinas; adequação e modernização dos hidrômetros, instalação de Válvulas  Redutoras de Pressão (automatizado) para controle das pressões noturnas principalmente nas localidades das redes mais antigas e mais frágeis, e promover a substituição dessas redes de abastecimento mais velhas e frágeis”.

“As questões sobre a ampliação dos sistemas de captação, tratamento, adução, reservação e novas adutoras estarão contempladas no meu plano de governo, seguindo o Plano Diretor na área de Saneamento”, disse o pré-candidato.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Adalbwrto sousa Brito
    20/04/2024
    O que me assusta é que sempre o preço sobe, me assusta também a cobrança progressiva , eu acho que se não tem funcionário, falta gestão. Na região de Santa terezinha em especial no parque piracicaba está faltando água a tempo...