HISTÓRIA

MEMÓRIAS DE PIRACICABA - Inmetro de antigamente

Periodicamente, o Juiz Almotacel, mais seu escrivão, realizava uma visita de inspeção pelas ruas da localidade

Por Da Redação | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min

IHGP

Em 1822, o Juiz Almotacel saía do paço municipal, local onde foi construída a Matriz de Santo Antonio
Em 1822, o Juiz Almotacel saía do paço municipal, local onde foi construída a Matriz de Santo Antonio

A coluna Memórias de Piracicaba de domingo (14 de abril de 2024) trouxe o trabalho do "Inmetro de antigamente". Confira!

Era preceito legal e burocrático. Periodicamente, o Juiz Almotacel, mais seu escrivão, realizava uma visita de inspeção pelas ruas da localidade. Visitava vendas e bodegas, conferia pesos e medidas, examinava a limpeza das vias públicas, os animais soltos, a disciplina dos transeuntes bem como o comportamento dos escravos, sujeitos a imposições disciplinares, certas regras sociais.

A 14 de setembro de 1822, um mês após a elevação de Piracicaba à vila, na condição de município autônomo, a fiscalização regulamentar se positivava, com o aparato com que se realizavam os atos dessa natureza. À hora apropriada, a autoridade nomeada, acompanhado de seu secretário, deixava o Paço Municipal e começava a ronda, possivelmente majestática, segundo a norma de então.

O Juiz era eleito pela Câmara que tinha inspeção sobre pesos, medidas, preços dos víveres, louças, obras mecânicas, soldadas, jornais, etc. Sobre repartição de víveres, exatidão de pesos e medidas.

Dias antes, por edital, o povo tinha conhecimento da iniciativa e se acautelava antecipadamente. Depois vinham as providências de rigor.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.