HISTÓRIA DO RIO

Dia do Rio Piracicaba: imagens recontam passeio histórico de barcos pelo rio; VEJA FOTOS

Mais de 75 fotos analógicas foram digitalizadas e publicadas para imortalizar história do Passeio Anual de Barcos pelo Rio Piracicaba

Por Da Redação | 15/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Piracicaba

Davi Negri/Câmara de Piracicaba

Celebrado todo ano, no dia 15 de abril, o Dia do Rio Piracicaba foi instituído em 2001 pela Lei 5.012/2001. Em comemoração ao dia, que tem como objetivo conscientizar a população a preservação do principal manancial da cidade, a Câmara de Piracicaba divulgou arquivos de um passeio histórico pelo rio, realizado há mais de 20 anos.

Saiba mais sobre Piracicaba

Na edição de 2003 do “Passeio Anual de Barcos pelo Rio Piracicaba”, as embarcações percorreram cerca de 90 quilômetros pelo manancial, saindo da rampa do Largo dos Pescadores até a região do condomínio Tamanduá, em Santa Maria da Serra.

As imagens históricas mostram dezenas de barcos dos mais diferentes tipos e tamanhos navegando pelo rio. Além disso, foram registrados curiosos e turistas, que acompanharam o passeio daquele ano por terra, em vários pontos do rio.

Idealizado pelo professor Persão Magosse e o engenheiro agrônomo Benedito Augusto de Moura, evento foi criado no final da década de 90 com o objetivo de enaltecer as belezas naturais do Rio e de alertar sobre os problemas ambientais existentes.

As fotos foram feitas pelo repórter fotográfico da Câmara de Piracicaba, Davi Negri, e disponibilizadas de forma digital no Acervo Histórico da Câmara de Piracicaba. No total, 75 negativos foram digitalizados em alta resolução. De acordo com a arquivista Giovanna Fenili Calabria, o passeio normalmente acontece em fevereiro e a publicação das fotos foi uma forma de aproveitar a data para destacar um evento que acontece no Rio Piracicaba e fala da importância dele.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Luis Vasconcelos
    15/04/2024
    lindo demais o nosso riozão! uma pena que está meio seco por causa do tempo, mas sempre maravilhoso