BRASILEIRÃO

Maior competição de futebol do país começa neste sábado

Além do título, a Série A do Nacional também vale vaga nas principais competições sul-americanas; São Paulo é o primeiro paulista a estrear

Por Erivan Monteiro | 12/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Divulgação/São Paulo

A torcida tricolor deve comparecer em bom número ao Morumbis
A torcida tricolor deve comparecer em bom número ao Morumbis

Começa neste sábado (13), mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol. Com 20 equipes participantes, a competição terá, mais uma vez, 38 rodadas em sistema de turno e returno.

A partir das 18h30, o Criciúma enfrentará o Juventude, no Heriberto Hulse, e o Internacional vai duelar com o Bahia, no Beira-Rio; mais tarde, às 21h, o São Paulo jogará contra o Fortaleza, no Morumbis, e o Fluminense enfrentará o Red Bull Bragantino, no Maracanã.

Repleto de equipes tradicionais, grandes torcidas e elencos fortes, o Brasileirão será marcante. Das 20 equipes, 13 já se sagraram campeãs nacionais: Athletico-PR, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco.

Entre as quatro equipes que retornaram à elite do futebol brasileiro, Vitória, Criciúma e Atlético-GO conquistaram seus respectivos estaduais, enquanto o Juventude chegou à final do Campeonato Gaúcho.

Além do título, a Série A também vale vaga nas principais competições sul-americanas. Para a Libertadores, classificam-se os primeiros seis colocados, sendo que o G-4 carimba a passagem diretamente para a fase de grupos.

Da Sul-Americana, por sua vez, participarão os clubes entre a sétima e a 12ª posição. A ordem pode variar se times brasileiros conquistarem a Libertadores, Sul-Americana ou a Copa do Brasil e estiverem em uma das posições classificatórias.

A expectativa dos clubes e da CBF é estabelecer mais um recorde de público para a competição. Com mais de 9,7 milhões pelos estádios do Brasil, a edição 2023 teve a melhor média de público da história.

O Brasileiro terminou em dezembro com a média de 26.519 por partida e ultrapassou o recorde que pertencia a edição de 1983, com 22.953 por jogo. A média do ano passado representa um salto de 22,5% do público pagante em relação à temporada 2022, que recebeu 21.646 a cada confronto.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.