TRADIÇÃO

Avaí receberá escolas no Dia dos Povos Indígenas

As inscrições são gratuitas e o agendamento deve ser feito por meio de um formulário eletrônico

Por Lilian Grasiela | 11/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Chicão Terena/Divulgação

Apresentação de dança típica indígena
Apresentação de dança típica indígena

Avaí - A aldeia Ekeruá, localizada na Terra Indígena de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru), está se preparando para receber alunos de escolas de toda a região no próximo dia 19, Dia dos Povos Indígenas. As inscrições são gratuitas e o agendamento deve ser feito por meio de um formulário eletrônico, que pode ser acessado através do QR Code no final.

A programação terá início às 8h30 e inclui canto do hino na língua Terena, canto do hino nacional, bênção do pajé, fala do cacique, apresentações do ritual de passagem masculino e das danças putu-putu e hiokena kipae e o discurso das autoridades.

Às 12h30, será feita pausa para o almoço. A partir das 14h, estão programadas oficinas de grafismo e de jogos e brincadeiras. O encerramento será às 16h. Durante todo o dia, haverá exposição de trabalhos, feira de artesanato indígena e praça de alimentação.

AGENDA

Também como forma de celebrar os povos indígenas, a aldeia Ekeruá fará sua 3ª Gincana Cultural, com início no próximo dia 15. Até o dia 21, sempre a partir das 9h, o local será palco de apresentações culturais, vivências com jogos e brincadeiras típicas e palestras.

Também estão programados campeonatos e torneios esportivos de futebol de areia e de campo, arco e flecha e malha, com premiações aos vencedores, e shows ao vivo nos dias 19 e 20, às 23h. Informações podem ser obtidas pelo (14) 99702-4315 (David Terena).

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.