OLHO NO APITO

Piracicaba prepara novo curso de árbitros; veja o número de vagas

Tradicional da cidade, a formação já revelou muitos profissionais do apito para os quatros da FPF e CBF

Por Erivan Monteiro | 08/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Divulgação

O curso é realizado pela EAJPA e o público-alvo são esportistas, árbitros, imprensa, professores e dirigentes de futebol
O curso é realizado pela EAJPA e o público-alvo são esportistas, árbitros, imprensa, professores e dirigentes de futebol

A AAPR (Associação de Árbitros de Piracicaba e Região) prepara mais um curso de formação de árbitros. Será 26ª edição da formação, que tem 40 vagas e começa no próximo dia 29 de abril.

O curso é realizado por meio da EAJPA (Escola de Árbitros João Paulo de Araújo) e o público-alvo são esportistas, árbitros, imprensa, professores e dirigentes de futebol.

“São 40 vagas, mas conforme demanda, poderemos aumentar esse número, desde que a diretoria da escola entenda que não irá ocorrer prejuízo para o desenvolvimento das aulas e dos alunos”, contou o presidente da AAPR, Renato Canadinho.

O curso da AAPR contará com 18 aulas, mesclando aulas teóricas e práticas, além de palestras sobre a carreira e o desenvolvimento profissional da arbitragem. As aulas acontecerão no período noturno em aproximadamente quatro meses de duração.

PRESENÇAS ILUSTRES

Entre os instrutores convidados há nomes conhecidos da arbitragem nacional, como o árbitro master da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marcelo de Lima; e a assistente Fifa, Fabrini Bevilaqua (que esteve presente na primeira final do Paulistão 2024).

Além disso, a AAPR destaca também as presenças da gestora Ana Paula de Oliveira - presidente da comissão de arbitragem da FPF (Federação Paulista de Futebol) por cinco anos - e o Piracicabano Fábio Rogério Baesteiro, árbitro- assistente da CBF (Confederação Paulista de Futebol).

Piracicaba tem atualmente cerca de 25 árbitros que integram os quadros da FPF e da CBF, dos quais 90% saíram de um curso da AAPR.

“Como exemplos temos o assistente e VAR-CBF Fábio Baestero, a assistente CBF Juliana Esteves, assim como também existem árbitros de cidades próximas que fizeram o curso da AAPR e integram tais quadros, como a assistente CBF Izabele de Oliveira, de Americana”, enumera Canadinho.

MULHERES

A Associação de Árbitros realizou em junho do ano passado o primeiro curso de arbitragem exclusivamente para as mulheres. O resultado foi satisfatório e as entidades planejam outra edição para este ano.

“A AAPR e a EAJPA ficaram extremamente satisfeitas com o resultado do curso feminino e planeja realizar um novo curso exclusivo para elas no segundo semestre, com início entre o final de agosto e início de setembro”, finaliza Canadinho.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.