INCLUSÃO

Aulas de vôlei sentado no miniginásio: 'mente ocupada e o corpo em pleno movimento'

As aulas integram o Projeto Clarear, que atende pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e múltipla de todas as faixas etárias, por meio da prática esportiva

Por Da Redação | 02/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Selam/Divulgação

Atividades são realizadas às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h30, no miniginásio
Atividades são realizadas às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h30, no miniginásio

A Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) desenvolve atividades de vôlei sentado às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h30, na quadra do Ginásio de Esportes José de Oliveira Garcia Neto (miniginásio). As aulas integram o Projeto Clarear, que atende pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e múltipla de todas as faixas etárias, por meio da prática esportiva.

A responsável pelas aulas do vôlei sentado é a professora de Educação Física da Selam Márcia Fabiana da Silva, que acumula experiência de mais de 16 anos com o trabalho direcionado às pessoas com deficiência física.

Para o atleta beneficiado pelo Bolsa Esportiva da Selam na modalidade atletismo PCD, Francisco Kess, de 45 anos, o vôlei sentado é um esporte completo, com exercícios que beneficiam a parte cardiovascular do atleta. “É uma modalidade que complementa a minha rotina de atividades físicas, já que integro a equipe da Selam de atletismo PCD desde o ano de 2015.”

Marcelo Adriano, de 43 anos, disse que teve algumas dificuldades de adaptação quando começou a frequentar as aulas, mas atualmente percebe os benefícios nas habilidades motoras e com a parte mental. “É fundamental a prática esportiva para deixar a mente ocupada e o corpo em pleno movimento”, ressaltou.

A estreante Magali Araújo, de 47 anos, aprovou a experiência por se tratar de uma modalidade que trabalha intensamente a coordenação motora. “Está aprovado. Adorei a aula, a interação com outros alunos e a dedicação da professora Fabiana.”

O Projeto Clarear atende pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e múltipla em outras modalidades como as atividades aquáticas, oferecidas às quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h, e de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no Complexo Aquático.

Na Sala do Clarear acontecem as aulas de Atividades Motoras, às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e às segundas-feiras, às 17h e de Bocha adaptada, às sextas-feiras, a partir das 17h.

Aulas de vôlei sentado, às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h30, são ministradas na quadra do Ginásio de Esportes José de Oliveira Garcia Neto (miniginásio).

SERVIÇO

Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, rua Silva Jardim, 687, Sala do Clarear, rua Silva Jardim, 853, Miniginásio municipal, rua 13 de Maio, s/nº. Mais informações pelo telefone: (19) 3422-1510.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.