HISTÓRIA

MEMÓRIAS DE PIRACICABA - Quem foi Percival Farquhar?

Coluna do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) conta sobre a vida de um piracicabano pouco conhecido

Por Da Redação | 01/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Arquivo IHGP

Percival Farquhar foi proprietário da Sorocabana Railway Company, mais conhecida por Sorocabana; uma de suas estações de trem situava-se no Centro de Piracicaba
Percival Farquhar foi proprietário da Sorocabana Railway Company, mais conhecida por Sorocabana; uma de suas estações de trem situava-se no Centro de Piracicaba

A coluna Memórias de Piracicaba traz a história de um pouco conhecido do piracicabano, mas que teve certa influência em nossa cidade. Percival Farquhar foi personificado por Tony Ramos na série “Mad Maria”, baseada em livro de Márcio de Souza, levada ao ar pela Rede Globo entre janeiro e março de 2005. A adaptação falava da instalação da Ferrovia Madeira-Mamoré, no estado de Rondônia.

No seriado, ele era um amante inveterado, dono de uma riqueza imensa e grande empreendedor da malha ferroviária. Farquhar é norte-americano nascido em 1864 e falecido em 1953. Teve investimentos em Nova Iorque na concessão de serviços de bondes, além de Cuba, Guatemala, Rússia e Brasil onde explorou trens pelos quatro cantos do país.

Este senhor foi proprietário da Sorocabana Railway Company, mais conhecida por Sorocabana, cuja uma de suas estações de trem situava-se no Centro de Piracicaba onde hoje está o Terminal Central de Integração (TCI). Em 1906, em sociedade com o banqueiro francês H. Legru, Farquhar arrendou do governo do estado de São Paulo as linhas que foram da Companhia União Sorocabana e Ituana, denominando a nova empresa Sorocabana Railway Company. Lucrativa até 1912, sua situação começa se deteriorar gravemente no final dessa década.

A princípio, Fraquhar conseguiu expandir e operar a rede da ferrovia, que chegou a contar em 1911 com 3.061 empregados, atingindo 4.767 em 1918 no último ano antes de ser encampada. Finalmente o governo do estado de São Paulo, na gestão Altino Arantes, resolve encampar a Sorocabana Railway Company, no dia 9 de setembro de 1919, assumindo novamente sua gestão. A empresa teve as seguintes denominações Sorocabana Railway (1909-1919), E. F. Sorocabana (1919-1971) e FEPASA (1971-1998). (Texto de Edson Rontani Jr)

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