RECONHECIMENTO

Diretor desaparecido foi homenageado com 'Medalha do Mérito Legislativo' em dezembro

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Guilherme Leite/Câmara Piracicaba
Valmir de Azevedo foi homenageado na Câmara Municipal de Piracicaba
Valmir de Azevedo foi homenageado na Câmara Municipal de Piracicaba

O diretor desaparecido Valmir Alves de Azevedo da Escola Estadual Professora Catharina Casale Padovani recebeu a "Medalha do Mérito Legislativo" da Câmara Municipal de Piracicaba no dia 1 de dezembro de 2023, em Piracicaba.

A honraria é concedida aos cidadãos que tenham prestado ou prestam relevantes serviços à coletividade. Valmir de Azevedo, desaparecido desde 22 de março, recebeu a medalha em reunião solene realizada na noite de 1º de dezembro, por iniciativa do vereador Thiago Ribeiro (Podemos), autor do decreto legislativo 25/2023.

Na cerimônia o autor da homenagem ressaltou a importância de Valmir Alves de Azevedo como construtor de um país melhor, formador de opinião e defensor do futuro dos jovens. Ele destacou a habilidade do educador em integrar a escola à comunidade e dar atenção pessoal aos alunos, indo além das responsabilidades acadêmicas.

"Não é apenas aquele diretor que exige atividade do caderno, que cobra do professor do giz e da lousa. Não, ele faz parte da vida das pessoas. Enquanto poder público, temos o privilégio de fazer a entrega de tal honraria", declarou Thiago Ribeiro.

Valmir Alves de Azevedo, natural de Porecatu (PR), é o quarto de doze filhos e iniciou sua carreira como auxiliar de enfermagem em 1993. Ao longo dos anos, combinou sua paixão pela saúde com uma busca incessante por conhecimento, obtendo licenciaturas em Letras e posteriormente em Pedagogia.

Sua jornada na educação culminou em sua nomeação como diretor da Escola Professora Catharina Casale Padovani em 2018, após ter desempenhado funções de vice-diretor.

Aposentado como enfermeiro desde o final de 2021, Valmir se dedica integralmente à escola, implementando a "Pedagogia da Presença" para criar um ambiente educacional envolvente e de excelência.

O discurso de Valmir de Azevedo no evento narrou sua trajetória de superação, determinação e paixão pela educação. "Minha vida foi marcada por esforço, estudos, escolhas conscientes. Enfrentei a tentação das drogas como jovem, mas optei por um caminho diferente. Minha jornada incluiu muitos desafios, desde cortar cana até alcançar o sonho de ser professor", relatou.

O homenageado expressou profunda gratidão à sua equipe da Escola Catharina Casale Padovani, reconhecendo que a homenagem não era apenas dele, mas de todos que acreditam na educação como instrumento de transformação.

"Essa jornada não tem preço, não tem medalha, não tem dinheiro. Hoje, testemunho o impacto positivo desse esforço nos alunos que prestam vestibular, nos que buscam acolhimento e nos que se engajam ativamente nas atividades escolares", disse.

O diretor Valmir está desaparecido desde 9 de março de 2024, quando desembarcou de um veículo na rotatória da Usina de Asfalto na Pedreira de Santana.

A Polícia Militar fez buscas no local, um cão farejador da Guarda Civil auxiliou a Polícia Civil na busca, e até um grande grupo composto por familiares, amigos e desconhecidos com cavalos e carros "gaiolas" fez uma varredura nas matas e canaviais do entorno de Santana e Santa Olímpia, sem sucesso.

Comentários

Comentários