ARTIGO

Ou mato ou morro

Por Walter Naime | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

O mato normalmente representa a selva e, em alguns casos, transmite para o homem civilizado o local onde se pode se esconder e ficar longe daquilo que o aflige. Em outro entendimento, quando pronunciamos a frase eu mato, surge a sensação da violência que transgride um dos dez mandamentos anunciados no Monte Sinai. Não matarás.

A palavra morro também é o lugar alto onde, se lá você estiver, estará mais seguro, pois ali será mais difícil de ser agredido. Em um mundo onde as decisões na maioria das vezes se resumem a essa dicotomia, ou mato ou morro , é vital examinarmos a verdadeira essência por trás dessa escolha aparentemente simplista. Matar e morrer pode refletir a coragem de defender uma causa, mas também pode se transformar em uma cena de comodismo diante das complexidades que a vida nos apresenta. Ao adotarmos a analogia do debate, compreendemos que é essencial possuir fôlego e argumentos sólidos para conduzi-lo ao estágio de diplomacia. Evitar a violência e buscar a razoabilidade no embate é mais que uma estratégia, é o princípio fundamental para a construção de sociedades mais justas e harmoniosas. As vantagens de percorrer o caminho diplomático serão inúmeras. A diplomacia não apenas preserva vidas, mas também propicia soluções mais duradouras e equitativas.

É na negociação e no entendimento mútuo, que encontramos espaço para o crescimento coletivo e a resolução pacífica de conflitos. A diferença entre o heroico e o cômodo torna-se evidente. Optar pelo heroísmo exige coragem para enfrentar desafios, defender valores e buscar justiça.

Por outro lado, a fuga para o mato ou para o morro, além de cômoda, pode ser interpretada como um ato de covardia. O enfrentamento honesto das questões é uma medida de verdadeira bravura. Não matar e não morrer, longe de ser uma apatia, traz alegrias por não permitir que as situações atinjam extremos prejudiciais. A busca pela solução pacífica é em si mesma uma forma de heroísmo, pois exige a coragem de resistir à impulsividade e buscar soluções estáveis.

Atualmente, este processo tem sido praticado pelos mais sensatos comitês anti-violência, porém com pouco resultado e assim os conflitos continuam em diversas partes do globo. Saber escolher o melhor caminho revela uma dádiva de sabedoria das partes envolvidas. Manter a corrente do bom senso intacta é muito importante para evitar maiores rupturas. A busca pela harmonia e compreensão já é um ato de coragem que transcende a simples escolha entre matar e morrer. Vale a pena cultivar a sabedoria necessária para trilhar esse caminho, não matar e não morrer.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.