ARTIGO

Ansiedade e a obsessiva checagem de segurança e pelo controle

Por Fabiane Fischer | 21/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Ansiedade é uma coisa obsessiva de checagem de segurança. A pessoa o tempo todo se pergunta: será que eu estou bem? A pessoa está o tempo todo tentando prevenir que alguma coisa ruim aconteça. Então ela começa a viver para aquilo, quando na verdade, ela tem que aprender a lidar com coisas ruins que podem acontecer, pois a vida é um constante aprendizado e isto acontece através os desafios que a vida apresenta. Todo ansioso quer ter controle. Mas ninguém nunca vai estar no controle. Entenda, você não tem o controle de tudo.... Então a coisa mais inteligente e preciosa que você pode fazer é simplesmente relaxar! Não tem o que se faça, pois o controle não existe. E é lindo quando a gente vê beleza nisso. Porque se você não vir, você vai estar o tempo todo lutando para ter um controle que não existe e que você não vai ter nunca! A primeira coisa que o ansioso tem que saber é que nós não temos o controle de quase nada.

A mente do ansioso é uma verdadeira arma contra ele mesmo, porque ela consegue produzir sintomas físicos, já existem mais de cem sintomas descritos e estudados, vindos de um profundo processo de estresse constante que se transforma em ansiedade generalizada e logo depois a famosa síndrome do pânico e vou um pouco além, o pânico sentido por um longo período se transforma em depressão, pois a pessoa cansa de viver prisioneira dos seus pensamentos obsessivos e com isso perde também a vontade de viver.

Isso é tão triste, tão limitador, tão devastador e tão prejudicial tanto para o ansioso quanto para os que convivem com ele. Sim, pois conviver com um ansioso é extremamente difícil. As pessoas não estão preparadas para isso.

Já atendi pessoas que se checam o dia todo. Ao abrir os olhos fazem um scaner corporal com a mente para ver se estão sentindo alguma coisa e se sentirem isso é o gatilho que faltava para a descarga de cortisol e adrenalina aconteçam. Ai a situação complica, pois a pessoa fica completamente perturbada. A pessoa que sofre de ansiedade generalizada sente inúmeros sintomas de doenças reais e isso faz com que elas entrem instantaneamente no doutor Google e pirem mais ainda, porque todos sabem que para o doutor Google uma dor de cabeça pode ser um tumor cerebral.

Recentemente minha filha que é estudante de medicina, me enviou a foto da caneca da professora dela que dizia assim: NÃO CONFUNDA SUA PESQUISA NO GOOGLE COM MEU DIPLOMA DE MEDICINA.

Isso parece piada, mas é algo muito sério. Quem aqui nunca procurou no Google a interpretação do resultado de algum exame ou pesquisou sobre algum sintoma que sentiu em algum momento da vida? Pois é, acredito que a grande maioria aqui se identificou.

Tudo isso nada mais é do que uma insegurança gigantesca causada pela baixa autoestima vinda de um lar disfuncional na infância ou por um trabalho extremamente estressante com chefes abusivos e ameaçadores ou até mesmo por escolas carrascos de crianças e adolescentes vitimas de um sistema falido de ensino, onde não se exploram talentos, apenas se constroem máquinas para enfrentar o vestibular e quem sabe conseguir um “lugar ao sol”.

Imagine que insano é a pessoa acordar e dormir tentando garantir que todos que ela ama sejam e estejam saudáveis o tempo todo. Uma gripe ou uma dor nas costas é o suficiente para desestabilizar o seu emocional, a fazendo pensar em todo tipo de doença que isso possa ser. Isso é muito triste.

Sei que esse artigo é muito curto para que eu possa te ajudar a sair deste ciclo vicioso, mas o objetivo aqui é que você não se sinta sozinho e que saiba que ansiedade machuca, aprisiona, tortura, mas tem cura. Nunca desista de você. Já presenciei a cura de muitas pessoas. Pessoas que não conseguiam nem mais trabalhar ou até mesmo sair do quarto e hoje estão felizes e libertas! Se alguém pôde você também pode!

Com carinho, Fabiane Fischer.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.