ARTIGO

Vantagens e benefícios de andar de bicicleta

19/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Um dos amigos residentes no Nordeste com os quais tive o prazer de fazer o “Caminho da Fé” (cinco dias pedalando trilhas até Aparecida do Norte, partindo de Águas da Prata), no mês de outubro passado, enviou-me trechos de um artigo que aborda as vantagens e benefícios de pedalar. Acompanhem!

“Andar de bicicleta é uma atividade versátil e prazerosa que vai muito além de ser apenas um meio de transporte ou uma forma de lazer. A partir da crescente preocupação com a busca por uma vida mais ativa, o ciclismo tem se destacado como uma excelente opção para melhorar a saúde física e mental, bem como para a conquista de uma boa forma.

Os benefícios de pedalar vão desde os impactos positivos na saúde cardiovascular e a queima de calorias até o fortalecimento muscular e o aprimoramento da saúde mental. Essa atividade de baixo impacto pode trazer resultados significativos para o corpo e para a mente!

Melhora a saúde mental: a prática do ciclismo libera endorfinas, substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar e pela redução do estresse. Isso melhora o humor, alivia sintomas de ansiedade e depressão, assim como promove uma sensação geral de felicidade. Nesse sentido, o ciclismo ao ar livre proporciona uma conexão com a natureza e um ambiente agradável. Isso, por sua vez, pode reduzir o estresse e a fadiga mental.

O ortopedista especializado em coluna vertebral, Daniel Oliveira, diz que andar a pé ou de bicicleta, mesmo sem pensar na prática esportiva ou como atividade física, já libera certa dose de endorfina. Tal ação, por si só, deixa o indivíduo mais bem-humorado e disposto, o que também interfere positivamente na produtividade.

Benefícios cardiorrespiratórios: pedalar é um exercício cardiovascular eficaz. Ao pedalar, o coração bombeia mais sangue para os músculos, aumentando a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo. Isso fortalece o músculo cardíaco, reduz a pressão arterial e melhora a saúde geral do sistema cardiovascular. Os benefícios são sentidos a curto, médio e longo prazos, a favor do envelhecimento mais saudável e longe de várias doenças crônicas.

Fortalecimento das articulações e da musculatura: é uma excelente forma de fortalecer a musculatura, especialmente das pernas e dos glúteos. Os músculos das coxas, panturrilhas e dos quadríceps são ativados durante o movimento de pedalar, o que ajuda a tonificá-los. Além disso, a estabilidade e o equilíbrio necessários para se manter em uma bicicleta também trabalham os músculos do core (o core é um conjunto da musculatura que fica na região central do nosso corpo, responsável por estabelecer todo equilíbrio e centro gravitacional. A composição do core envolve as áreas da lombar, quadril, pelve e abdômen). Com o tempo, o fortalecimento desses grupos musculares melhora a postura e reduz o risco de lesões e dores nas costas.

Tem baixo impacto em suas articulações: no ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés quando você está sentado no selim da bike. Quem recebe primeiro as pancadas do trajeto é a bicicleta. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno. Então se você tem alguma restrição para atividades como correr, jogar tênis ou futebol, já sabe que a solução é investir na bike!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.