ARTIGO

Cuidados no trânsito com o idoso: um apelo à segurança de idosos e motoristas

Por Rogério Cardoso | 26/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Eu de forma costumas, caminho com meus alunos de Personal pelas ruas de Piracicaba. E infelizmente vejo a cada dia motoristas mais desatentos e desrespeitosos com idosos. O trânsito é um espaço de convivência que requer respeito mútuo e atenção constante. Observo diariamente práticas que colocam em risco a segurança de todos, especialmente dos idosos. Meu intuito é alertar para que você pedestre idoso ou motorista não sejam vítimas de acidentes e falar sobre a importância do respeito às normas de trânsito e a adoção de práticas seguras.

Para os idosos, que frequentemente enfrentam desafios adicionais ao caminhar pela cidade pelo estados horroroso das calçadas posso assim dizer, é crucial adotar medidas de precaução. O uso de faixas de pedestres é um ponto fundamental para a segurança, embora já tenha presenciado motoristas avançando  e freando em cima do idoso. Esses espaços são designados para garantir a travessia segura, e é responsabilidade de todos respeitar essa demarcação. Olhar para ambos os lados antes de atravessar, mesmo em locais com semáforo, é uma prática simples, mas que pode evitar acidentes, já que vemos motoqueiros andando na contramão, ciclistas e até motoristas de carros que as vezes tentam cortar a rua para chegar em sua casa sem ter que dar a volta no quarteirão.

A velocidade é outro fator crítico. Para o idoso e motorista. O idoso já não possui a mesma velocidade ao caminhar e ao atravessar a rua com pressa pode ter uma queda. No caso do motorista,  nas ruas andando acima do limite estabelecido, especialmente em áreas onde a presença de idosos é mais frequente, como por exemplo, no Bairro São Dimas, mas que com certeza pode ser em qualquer bairro da cidade. Reduzir a velocidade não apenas salva vidas, mas também proporciona maior tempo de reação em situações imprevistas para os idosos.

O uso do celular ao dirigir é uma prática extremamente perigosa e irresponsável. Mensagens de texto, ligações ou distrações tecnológicas podem resultar em acidentes graves. Se você ficar escondido 10 minutos em qualquer rua de Piracicaba, verá motoristas andando de carro dirigindo com uma mão e na outra falando ao celular.

No que diz respeito aos idosos, a prudência é a chave. Ao atravessar a rua, é aconselhável fazê-lo com calma, evitando correr ou apressar-se. Se possível, busque rotas que ofereçam maior visibilidade, facilitando a interação com os motoristas. Além disso, ao perceber um veículo em alta velocidade, aguarde o momento adequado para iniciar a travessia.

Às autoridades de trânsito, reforço a importância da fiscalização e da aplicação efetiva das leis.

A segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos. Pedestres idosos e motoristas devem agir de maneira consciente, respeitando as normas estabelecidas. Mas se você vê um idoso atravessando a rua, reduza a velocidade bem antes de chegar nele e não em cima dele, deixando-o nervoso. Afinal, não tenha a menor dúvida, se você não é um idoso dirigindo, um dia será um idoso atravessando a rua. E este dia vai chegar! Quando chegar este dia, como gostaria de ser tratado? Somente com a colaboração de todos podemos construir um ambiente viário mais seguro e amigável para todos, independentemente da idade. O respeito mútuo é a base para uma convivência harmoniosa nas ruas. Já bastam em nossas cidades as ruas esburacadas e as calçadas que te ajudam para que tenha uma queda. Até a próxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.