ELEIÇÕES 2024

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Piracicaba neste início de ano eleitoral

Até o momento, cidade tem seis pré-candidatos; outros nomes podem surgir até as convenções partidárias

Por Nani Camargo e Andre Thieful | 24/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Claudinho Coradini/JP

Rumo à Prefeitura: bastidores políticos de Piracicaba já estão fervendo neste início de ano
Rumo à Prefeitura: bastidores políticos de Piracicaba já estão fervendo neste início de ano

Piracicaba tem, até agora, ao menos 6 pré-candidatos à Prefeitura: o atual prefeito Luciano Almeida (PP), os deputados estaduais Alex Madureira (PL), Professora Bebel (PT) e Helinho Zanatta (PSD), o vereador Paulo Campos (Podemos) e o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB).

LUCIANO - Luciano tem 58 anos e está em seu primeiro mandato. Há 4 anos, derrotou Barjas nas urnas com 85.081 votos (54,20%). Ele não fala abertamente que concorrerá à reeleição. "Ainda é muito cedo para pensarmos em eleições. O ideal é que os assuntos se alinhem após as convenções, com os candidatos já definidos pelos partidos. O que cabe a nós é trabahar como gestores públicos e não pensar apenas nas eleições", declara ao JP.

BARJAS - Já Barjas, de 73 anos, foi de poucas palavras quando a reportagem o contatou. Não falou sobre possibilidade de se candidatar e apenas apresentou uma certidão da Justiça que, segundo ele, o torna apto a entrar na disputa.  A certidão, do STJ, se refere a ações penais. Barjas foi prefeito de Piracicaba em três mandatos: 2005/2008; 2009/2012; 2017/2020.

BEBEL - Professora Bebel (PT) tem 63 anos e é uma das princiais lideranças no PT no interior de SP. É deputada Estadual reeleita com 155.983 votos, e está à frente da Apeoesp. "Eu me sinto preparada. Eu tenho uma trajetória que é vinculada a atuação sindical, mas, ter uma atuação sindical e dirigir, coordenar, o maior sindicato da América Latina, não me parece pouca coisa e nada fácil, porque você acaba tendo que ter pé em todos os municípios do Estado de São Paulo. Diria que é um status de governador. Nós somos uma categoria que estamos em relação direta, 200 dias letivos, com a população".

HELINHO - Helinho Zanatta (PSD), 60 anos, deputado estadual eleito com 77.550 votos, foi prefeito de Charqueada (2001-2008) e São Pedro (2013-2020). "Nós ainda não lançamos nossa pré-candidatura. Porque eu acho que isso é parte de um projeto. Nós estamos conversando com a sociedade, avaliando e ouvindo as pessoas que representam a sociedade, de todas as categorias. Para que, junto com o partido, avaliar se é viável estarmos nesse projeto", diz Helinho.

ALEX - Alex Madureira (PL), deputado estadual reeleito com 74.340 votos, tem 47 anos. É um dos nomes que vai receber apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro na corrida eleitoral deste ano. Ele cita apoio incondicional a Bolsonaro e ao governrador de SP  Tarcísio de Freitas. É corregedor da Assembleia Legislativa de São Paulo e primeiro vice-líder do PL na Casa. "A área da saúde continuará sendo prioridade no meu mandato. Piracicaba é uma cidade em pleno desenvolvimento e orgulho para o Estado", declara.

PAULO - O vereador de terceiro mandato Paulo Campos (Podemos), 43 anos, diz que é a favor da "oxigenação do Poder". Concorreu para deputado federal nas últimas eleições. Diz que sua votação (quase 25 mil votos) o chancela a tentar disputar a Prefeitura. "Falamos com Renata Abreu, que é presidente nacional do Podemos. Aí começamos a desenhar esse projeto".

Também são citadas como prefeituráveis nos bastidores políticos de Piracicaba a advogada Erica Gorga e a major da Polícia Militar e ex-vereadora Adriana Sgrigneiro. Elas, no entanto, não quiseram falar sobre eleições quando consultadas pelo JP.

O Jornal de Piracicaba produz um podcast com entrevistas com os possíveis prefeituráveis deste ano. Não perca nas nossas plataformas.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Angélica Toledo
    25/02/2024
    Estaremos de olho.