ARTIGO

Aprenda a relaxar

Por Fabiane Fischer | 22/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Hoje vamos fazer aqui juntos uma técnica de relaxamento na prática que tenho certeza que irá te ajudar em diversas situações desafiadoras que te perturbam a mente e tiram a sua paz. Está disposto a vir comigo neste exercício simples e eficiente que pode mudar a sua vida?

Aqui você irá aprender a relaxar a tensão de seu corpo, mas ainda assim a sua mente pode estar se movimentando em círculos. O relaxamento dos músculos do corpo e o repouso corporal, podem ajudar a diminuir a tensão da mente. Mas, enquanto você for aquilo que pensa, se sua mente está cheia de pensamentos tensos, não poderá repousar com êxito. Vamos começar a relaxar a mente eliminando a tensão. Para isso siga os seguintes passos:

1- Sente-se repousado numa cadeira.

2- Pense na sua mente como a superfície de um lago durante um temporal, agitado por ondas e em um tumulto absoluto. Mas agora as ondas começam a ficar calmas e a superfície do lago vai ficando tranquila e serena.

3- Passe dois ou três minutos pensando nas cenas mais bonitas e mais tranquilas que você já viu na sua vida, como por exemplo, um pôr do sol nas montanhas ou na praia, ou um amanhecer cheio de orvalho, ou a lua refletindo na água, ou ainda uma floresta ou um sítio pacato com cheiro de relva. Volte com a memória ao passado e reviva estas cenas.

4- Repita, lentamente, bem baixinho uma série de palavras que expressem sossego e paz, enquanto você pensa nas memórias descritas anteriormente, como por exemplo: serenidade, quietude, tranquilidade. Pense nestas palavras e repita calmamente sem parar.

5- Enquanto traz estas memórias perceba a sua respiração, ela deve ser abdominal e serena.

6- Faça uma lista mental das ocasiões da sua vida em que você esteve consciente da vigilante atenção de Deus, mesmo você tendo dúvidas e estando em um estado ansioso e preocupado. Deus tomou conta de você e resolveu a situação. Agora perceba como as situações foram resolvidas e como a preocupação era desnecessária. Repita agora: Estou seguro, não temo nada, porque Deus cuida de mim nos detalhes. Sou uma pessoa verdadeiramente boa, honesta e fiel, nenhum mal chega a minha vida. Estou completamente protegido. Desta situação, confio que acontecerá o melhor pra mim sempre. Repita estas afirmações pelo menos três vezes.

7- Por diversas vezes durante o dia, sempre que se perceber preocupado, ansioso, deprimido ou mesmo que tudo esteja bem, repita estas afirmações. Conceba elas como ingredientes vitais ativos, impregnando sua mente, mandando a cada recanto de seu pensamento um bálsamo salutar curativo. Este um santo e eficiente remédio para desfazer a tensão da mente, tome posse e pratique mesmo quando estiver bem, porque o estado emocional é uma construção e precisa de manutenção. Não espere o caos para cuidar de relaxar a mente, mantenha ela sempre serena praticando inúmeras vezes. Constância nas ações trazem resultados.

Recebo relatos de pessoas extremamente saudáveis, porém muito preocupadas que causam diversos males físicos em seus corpos através de perturbações mentais. Estas perturbações são medos inconscientes que dominam a mente da pessoa e que a congelam impedindo de agir. Estes medos variam de preocupação excessiva, medo de doenças, medo de perder dinheiro, medo da pandemia, medo de dirigir, medo de traições, medo de perder o emprego, medo da crise, medos e mais medos dos mais diversos tipos e estes medos em sua grande maioria nunca acontecem de fato, ficam aprisionados atormentando e causando estragos físicos e psicológicos, mas são apenas uma falta de fé de que tudo vai ficar bem. Desenvolva o hábito de viver com tranquilidade, mesmo que o mundo te mostre o contrário. Você tem um santuário que pode acessar a qualquer momento, em qualquer lugar que revigora, limpa e restaura seu corpo. Use esta ferramenta e me conta como ela mudou a sua vida.

Com carinho, Fabiane Fischer.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.