ARTIGO

O marketing dos produtos sem gênero

Por Professor Giuliani | 20/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Nos últimos anos, o debate sobre igualdade de gênero e diversidade tem se expandido consideravelmente em todo o mundo. Nesse contexto, os produtos sem gênero emergiram como uma tendência significativa, desafiando normas e estereótipos de gênero preexistentes.

A origem desses produtos remonta ao movimento feminista dos anos 1960 e 1970, quando as mulheres começaram a desafiar as normas de gênero tradicionais em várias esferas, incluindo o consumo. No entanto, a conscientização sobre a necessidade de produtos verdadeiramente neutros em termos de gênero ganhou força nas últimas décadas, à medida que a compreensão a respeito da identidade de gênero aumentou.

Para falar sobre o marketing para esses produtos, é importante ter uma visão do conceito de marketing de forma ampla, a fim de poder compreender como esses produtos podem se beneficiar de suas estratégias. O marketing pode ser entendido como um conjunto de esforços criativos e táticos que devem ser utilizados para adaptar os produtos e os serviços disponíveis no mercado às mudanças ocorridas no macroambiente, com objetivo de conservar e tornar leal o cliente.

O fato de os produtos sem gênero respeitarem a diversidade de identidades de gênero e não limitarem às escolhas das pessoas com base em estereótipos de gênero ajuda a reduzir o estigma associado a gostos e a preferências não conformes com as normas tradicionais de gênero. Isso é particularmente importante para famílias que desejam compartilhar roupas, brinquedos e outros itens entre crianças de diferentes gêneros.

Ao oferecer opções mais amplas e não restringir as opções levando em conta o gênero, tais produtos capacitam os indivíduos a fazerem escolhas autênticas e alinhadas com sua identidade, em vez de se sentirem constrangidos pelas expectativas de gênero. Ademais, podem promover uma economia mais sustentável, visto que reduzem a necessidade de fabricação e de descarte excessivos de itens separados para homens e mulheres, o que contribui para a redução do desperdício.

Utilizar o marketing para promover esses produtos consiste em planejar bem a divulgação deles, procedimento que é fundamental para maximizar seu impacto no mercado. Sendo assim, apresento algumas estratégias para promovê-los: eduque os consumidores sobre a importância da neutralidade de gênero em produtos e como isso contribui para uma sociedade mais inclusiva; certifique-se de que as marcas e os produtos sejam claramente rotulados como "sem gênero" ou "neutros em termos de gênero", para que os consumidores possam identificá-los facilmente; utilize campanhas de marketing que destaquem a diversidade de identidades de gênero e mostrem como seus produtos são adequados para todos; colabore com organizações e influenciadores que defendem a igualdade de gênero e a inclusão, para promover seus produtos; ouça o feedback dos clientes e esteja disposto a fazer ajustes em seus produtos com base nas necessidades e nas preferências das pessoas.

Os referidos produtos não têm cores específicas que lhes sejam exclusivas. Em vez disso, geralmente apresentam cores neutras. Dessa forma, branco, preto, cinza, verde, azul, amarelo e tons pastéis são cores comuns em produtos sem gênero, pois podem ser apreciadas por pessoas de qualquer identidade de gênero. O objetivo é evitar a associação de cores específicas a determinados gêneros e, assim, promover a inclusão e a liberdade de escolha para todos os consumidores.

A marca italiana Gucci lançou a linha "Mémoire d'une Odeur", um perfume sem gênero, focado na ideia de que as memórias não têm gênero específico. Vale a pena investir nos produtos sem gênero, pois eles desempenham um papel vital na busca pela igualdade de gênero e na promoção de uma sociedade mais inclusiva.

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