ARTIGO

Softskills: as competências da nova liderança, pessoal e profissional!

Por Júnior Ometto | 19/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Certamente você já ouvir falar de algum profissional com muitos diplomas acadêmicos, mas demitido por causa de alguma falha em seu comportamento. Ou então se decepcionou com alguém que você nunca imaginou ser capaz de fazer o que fez... Sim, as competências técnicas são importantes. A inteligência artificial é um caminho sem volta! Porém, mais de 80% do processo e dos resultados em nossa vida pessoal e profissional estão nas mãos das competências emocionais e comportamentais, as chamadas “softskills”.

O avanço exponencial da tecnologia, as transformações no mercado e nas relações de trabalho estão fazendo as empresas perceberem que precisam de colaboradores com habilidades que vão muito além da técnica.

Sabemos hoje, por exemplo que, nove entre dez demissões ocorrem por falhas nessas competências. Outras estatísticas também revelam a importância delas em nossos resultados: até 2030 essas competências serão altamente relevantes em qualquer contratação e profissionais com essas qualidades têm 72% a mais de chances de promoção, em comparação aos que não têm.

Demissões desnecessárias, contratações erradas, problemas no clima organizacional, prejuízos em todos os sentidos. E o pior: muitas vezes com acompanhamento de Consultorias, Cursos, Treinamentos, Mentorias. Quantos talentos perdidos! E o clima organizacional? E a qualidade de vida?

Alguns exemplos de softskills: inteligência emocional, liderança ressonante, trabalho em equipe, negociação, comunicação, organização, criatividade e inovação, resiliência, empatia, trabalhar sob pressão, capacidade de resolver problemas, espírito colaborativo, entre outros.

São muitas as pesquisas científicas que comprovam a importância dessas competências e de Universidades e Empresas renomadas mundialmente, como esta: “Um estudo realizado pela Universidade de Harvard revelou que 85% do sucesso profissional é resultado de competências comportamentais bem desenvolvidas — enquanto apenas 15% são oriundos de habilidades e conhecimentos técnicos”.

Cabe aqui lembrar que a Inteligência Emocional é considerada a principal das softskills e, inclusive, a base estrutural para todas as outras. Portanto, vamos destacá-la aqui, pois, pessoas e empresas que investirem nela só têm a ganhar.

Um estudo publicado pelo American Journal of Pharmaceutical Education mostra que profissionais com uma alta IE têm mais acerto nas suas tomadas de decisão, maior facilidade para lidar com estresse, mais chances de construir e sustentar relacionamentos colaborativos positivos, maior adaptabilidade para assimilar mudanças e uma capacidade maior de resolver conflitos.

Finalizando o artigo dessa semana, é fundamental lembrar que, assuntos ligados a questões psíquicas, mente humana, emoções, comportamento, competências emocionais, neurociência e afins, precisam ser conduzidos por profissionais devidamente habilitados para essas tarefas. Estamos lidando com temas de alta seriedade, abrangência e complexidade, que interferem diretamente na vida do ser humano e traz consequências.

Há anos venho estudando e ensinando, de maneira prática e moderna, a importância das Softskills, com reflexões e ferramentas e, por experiência própria e pelos inúmeros relatos de pacientes, empresas e alunos, te garanto: ou você investe em desenvolver suas competências comportamentais ou sua vida pessoal, profissional, relacional e financeira nunca estará no topo do potencial que você tem.

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