ARTIGO

Estratégia de comunicação da OMO Lavanderia

Por Professor Giuliani | 19/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Adotar comunicação interna em uma rede de franquias é fundamental por vários motivos, pois essa estratégia contribui para o sucesso e a eficácia da operação global da rede.

A OMO Lavanderia, estabelecida em março de 2020 durante a pandemia de covid-19, alcançou a marca de mais de 300 lojas em todo o Brasil em apenas três anos de operação. A empresa deu prioridade à comunicação com seus franqueados, implementando uma plataforma em parceria com a Yungas, empresa de tecnologia especializada em gestão e comunicação para grandes redes.

Nesse sentido, o lockdown exigiu da marca OMO uma transição para a comunicação virtual com os franqueados. A ausência de uma comunicação eficaz nas organizações pode acarretar falta de sinergia e de estratégia, bem como prejudicar até mesmo a credibilidade da marca, o que pode acontecer principalmente quando o franqueado não está bem alinhado com a franqueadora.

A seguir, descrevo alguns pontos importantes para adotar em uma estratégia de comunicação entre franqueador e franqueado. Uma comunicação que produz o efeito esperado ajuda a garantir que essas duas partes compreendam e estejam alinhadas com os objetivos e as metas da franquia.

Uma comunicação clara colabora para manter a consistência da marca em todas as unidades da franquia, o que é essencial para preservar a imagem e a reputação da marca. Uma comunicação aberta permite que os problemas sejam identificados e resolvidos mais rapidamente, evitando, assim, impactos negativos nos negócios.

Facilita o treinamento e o desenvolvimento contínuo dos franqueados, e isso assegura que eles estejam atualizados com as melhores práticas e políticas da franquia. Esses são os pontos que devem ser levados em consideração para obter resultados positivos ao optar por uma estratégia de comunicação.

No contexto atual, ressalto a relevância de enfatizar uma comunicação interna por intermédio de meios digitais e cito algumas maneiras de implementá-la:

  1. use plataformas de comunicação on-line, como intranets, aplicativos móveis ou sites exclusivos para franqueados, a fim de compartilhar informações, manuais e atualizações de forma acessível;
  2. envie e-mails regulares e boletins informativos com notícias, atualizações e diretrizes importantes para todos os franqueados;
  3. realize webinars, videoconferências ou chamadas de vídeo para treinamentos, reuniões e sessões de esclarecimentos;
  4. crie grupos de discussão ou fóruns em que os franqueados possam interagir, fazer perguntas e compartilhar experiências;
  5. utilize redes sociais privadas para criar comunidades exclusivas nas quais franqueador e franqueados possam se conectar e trocar informações;
  6. use ferramentas de gerenciamento de projetos para examinar o progresso das iniciativas e compartilhar documentos de forma organizada;
  7. utilize aplicativos de mensagens instantâneas para uma comunicação rápida e direta, mas mantenha canais separados para assuntos mais formais.

A estratégia de comunicação interna empregada pela OMO Lavanderia é um exemplo notável de como essa abordagem pode ser substancial para o sucesso de uma rede de franquias. Ao priorizar a comunicação digital e estabelecer parcerias estratégicas, a OMO Lavanderia conseguiu manter uma comunicação unificada, compartilhar conhecimentos, treinar franqueados, resolver problemas prontamente e promover a inovação dentro da rede.

A utilização de plataformas on-line, redes sociais privadas e outras ferramentas digitais como canais de comunicação demonstram o compromisso da empresa com a excelência e com o sucesso conjunto de todos os envolvidos. Essa abordagem é um exemplo valioso para outras redes de franquias que buscam uma comunicação interna eficaz para alcançar seus objetivos e superar desafios em um ambiente de negócios em constante evolução.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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