CINEMA

Sesc realiza sessão com produções das piracicabanas Cris Mendes e Bruna Epiphanio

Por Da Redação | redacao@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Gabriel Ávila

Neste domingo (18), o Sesc Piracicaba apresenta uma sessão dedicada ao cinema dirigido por mulheres do interior paulista. O evento destaca os trabalhos das cineastas piracicabanas Cris Mendes e Bruna Epiphanio, com exibição de um curta e um longa-metragem de suas autorias. A sessão acontece das 10h às 13h, no teatro Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita, e a classificação indicativa é de 16 anos.

Após a projeção, os participantes terão a oportunidade de participar de uma conversa, permitindo um diálogo direto com as cineastas e a equipe de produção. Este momento proporcionará insights sobre o processo criativo, desafios enfrentados e a importância de ampliar a presença feminina no universo cinematográfico.

Cris Mendes destaca a persistência das mulheres em conquistar espaço na indústria cinematográfica, apesar dos desafios enfrentados: "É fato que temos enfrentado ainda muitos obstáculos para que as mulheres ganhem seus espaços e tenham visibilidade, ainda há muito sexismo no universo cinematográfico. Porém, mesmo que muito vagaroso, há um progresso, e o cinema só tem a ganhar com isso. Porque, à medida que mais mulheres assumem o papel na direção de um filme, o cinema se torna mais inclusivo e diversificado, refletindo a multiplicidade de experiências e vozes na sociedade. O legado dessas mulheres é fundamental para o progresso e a evolução contínua da arte cinematográfica, mostrando que o talento e a criatividade não têm gênero."

Bruna Epiphanio enfatiza a necessidade de afirmar um cinema a partir da expressão feminina: "Quais cinemas são possíveis? Nessa sessão afirmamos um cinema a partir da expressão de duas mulheres que imprimem em diferentes linguagens o seu fazer. O verbo é esse, afirmar, pois o cinema também contribuiu para os apagamentos históricos no que se refere a gênero e também ainda é um espaço machista. Para que uma mulher se afirme diante do outro como realizadora, como detentora de opiniões e visão, ela tem que convencer o outro, não basta só ser."

“Não perca a oportunidade de prestigiar e celebrar o talento das mulheres no cinema do interior paulista", convidam as cineastas.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários