DOENÇA

Varíola do Alasca: doença mata primeira pessoa nos Estados Unidos; SAIBA O QUE É

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução

Nos Estados Unidos, foi registrado o primeiro caso de morte por Alaskapox (AKPV), uma doença rara, semelhante à varíola, descoberta em 2015. A vítima, um idoso imunocomprometido residente na Península de Kenai, Alasca, faleceu em janeiro. Ele notou um ferimento na axila em setembro, iniciando um tratamento com antibióticos, que não surtiu efeito. Após semanas de fadiga e dor no ombro, foi hospitalizado em novembro, vindo a óbito posteriormente.

O homem não tinha viajado recentemente e não tinha contato próximo com pessoas doentes. Ele cuidava de um gato de rua, que poderia ter sido a fonte de infecção, já que arranhava regularmente o paciente. O Alaskapox é transmitido principalmente por pequenos mamíferos e pode estar mais disseminado do que se pensava, já que esse é o primeiro caso fora do interior do Alasca.

Até então, apenas seis casos leves haviam sido registrados desde 2015, todos na área de Fairbanks, a mais de 483 km da Península de Kenai. Essa morte alerta para a necessidade de mais estudos sobre a disseminação e prevenção da AKPV.

Comentários

Comentários