PARCERIA

SME assina termo de cooperação com o Centro Paralímpico Brasileiro

Após a assinatura do termo de cooperação, os professores participaram de capacitações com temáticas de desenvolvimento esportivo, educação e ciências

Por Da Redação | 31/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

O encontro aconteceu em São Paulo e a parceria consiste na realização de cursos de capacitação e formação continuada
O encontro aconteceu em São Paulo e a parceria consiste na realização de cursos de capacitação e formação continuada

A Prefeitura de Piracicaba assinou na manhã desta terça-feira (30), o termo de cooperação com o CPB (Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro) para receber o programa de Educação Paralímpica. O encontro aconteceu em São Paulo e a parceria consiste na realização de cursos de capacitação e formação continuada, que serão oferecidos pela SME (Secretaria Municipal de Educação) aos professores da rede durante o ano de 2024.

A comitiva foi representada na capital paulista pelo prefeito Luciano Almeida, o secretário de Educação, Bruno Roza, a secretária de Esportes, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, o especialista da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) em Paradesporto Eduardo Azzini, e cerca de 90 professores de Educação Física e do Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial) da SME. O grupo foi recepcionado pelo coordenador do programa, David Farias Costa.

Após a assinatura do termo de cooperação, os professores participaram de capacitações com temáticas de desenvolvimento esportivo, educação e ciências, e fizeram um tour para conhecer as arenas, locais de treinamento, o funcionamento dos projetos e programas, em especial o atendimento às crianças.

"Esse acordo de cooperação está alinhado com o que precisamos buscar para um novo mundo. É dever da sociedade oferecer alternativas que sejam capazes de gerar a verdadeira inclusão, e isso só será possível quando cada cidadão tiver oportunidades de se integrar", destacou o prefeito Luciano Almeida.

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que a visita ao Comitê teve como objetivo formar um instrumento de parceria para que Piracicaba se torne referência na promoção da transformação tanto no esporte quanto na educação. "Este projeto é uma ferramenta valiosa para o crescimento coletivo. Acreditamos que a verdadeira mudança começa com a inclusão, e é através de iniciativas como essa que podemos criar uma sociedade mais justa e equitativa."

A secretária de Esportes, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, destacou as ações que a Selam desenvolveu no ano passado com o CPB e reforçou o compromisso para novas ações em 2024. "Estamos cientes de que o esporte não é apenas uma atividade física, mas uma ferramenta poderosa para promover a saúde, a inclusão social e valores como disciplina e trabalho em equipe, e essa parceria fortalece o legado que estamos construindo para Piracicaba."

A parceria com o CPB também visa contribuir para as ações formativas da V Semana Municipal do Brincar e VII Jogos internos das Escolas Municipais, que ocorrerá em março, dando subsídio as práticas pedagógicas que serão desenvolvidas com o tema definido para 2024: “Viva a Diversidade! O brincar é para todos!”.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.