ARTIGO

Ingerir multivitaminas pode te fazer ter um cérebro mais longevo

Por Rogério Cardoso | 25/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Nossos antepassados já diziam que tomar vitamina faz bem a saúde! Uma coisa lógica, mas que ultimamente vem sendo motivos de diversas pesquisas sobre longevidade.

De acordo com o recente estudo intitulado" Multivitamin Supplementation Improves Memory in Older Adults: A Randomized Clinical Trial" que saiu no periódico The American Journal of Clinical Nutrition, um grupo de pessoas que tomou um multivitamínico tinha pelo menos dois anos mais jovem na função de memória do que um grupo que tomou um placebo de acordo com a pesquisa.

O estudo destaca que um multivitamínico diário pode retardar a perda de memória em pessoas com 60 anos ou mais em cerca de dois anos. As descobertas, partem do estudo COcoa Supplement and Multivitamin Outcomes Study (COSMOS) que revelaram melhorias estatisticamente significativas na memória de curto e longo prazo para aqueles que tomaram o multivitamínico. Embora os resultados variem ligeiramente entre as pessoas, o estudo indica benefícios substanciais para a cognição de adultos mais velhos.

A pesquisa, composta por ensaios clínicos controlados e randomizados, envolveu 5.000 participantes ao longo de dois a três anos. Os resultados sugerem que os multivitamínicos têm um impacto real na memória e no envelhecimento cognitivo, sendo a probabilidade de esses efeitos ocorrerem ao acaso inferior a 1 em 1.000. Ou seja, que funciona, funciona!

Apesar da consistência notável nas descobertas, alguns especialistas destacam a necessidade de mais diversidade nos participantes e uma análise ao longo de um período mais longo. Enquanto a pesquisa destaca os benefícios dos multivitamínicos, a importância de uma alimentação saudável persiste.

Para se ter um exemplo disso, mais de 39% dos adultos acima de 60 anos nos Estados Unidos já utilizam esses suplementos, e embora ofereçam benefícios, especialistas enfatizam que não substituem uma dieta equilibrada. Não adianta tomar a vitamina se o resto não vai junto, como exercício e alimentação.

 Os resultados, embora promissores, ressaltam a necessidade contínua de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada, exercícios e sono adequado. Ainda não temos a fórmula mágica, a não ser está! Até a próxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.