AEROPORTO MUNICIPAL

Em vídeo, Márcio França diz que regionalização do aeroporto de Piracicaba 'vai sair'

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/JP

O ministro de Micro e Pequenas Empresas, Márcio França, afirmou que a regionalização do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, em Piracicaba, deverá ser anunciada nos próximos dias pelo governo federal. Apesar da afirmação, feita em um vídeo enviado à deputada estadual Professora Bebel (PT), não foi dada uma data específica para o anúncio.

França foi titular do Ministério dos Portos e Aeroportos quando a regionalização do aeroporto de Piracicaba começou a ser discutida. Caso a regionalização se concretize, a gestão do aeroporto deixará de ser municipal e vai passar a ser de uma empresa pública federal, o que vai viabilizar investimentos. O parecer positivo para a regionalização do aeroporto municipal foi dado em abril de 2023, em uma reunião entre o então secretário da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), José Luiz Guidotti Júnior, o consultor de negócios da Infraero, Richard Aldrin Fernandes Custodio e o administrador do aeroporto, Marcelo Kraide.

Em junho de 2023, durante audiência realizada em Brasília, Bebel apresentou um pedido de regionalização ao ministro. A audiência também contou com a participação de Marcos Petri, presidente da estadual do Sindreceita (Sindicato dos Analistas Tributários da Receita Federal), que tem articulado junto a deputada melhorias para o aeroporto.

“Quando estive no Ministério de Portos e Aeroportos, a deputada Professora Bebel foi a primeira pessoa que falou da possibilidade da gente voltar a usar o aeroporto de Piracicaba como uma alternativa importante para voos regionais. Por isso, quero reafirmar isso à Professora Bebel. Obrigado pela força. Parece que vai sair”, disse Márcio França no vídeo. “Fiquei muito feliz com a notícia dada pelo ministro e, certamente, nos próximos dias haverá o anúncio oficial, o que muito contribuirá para ajudar a alavancar ainda mais o desenvolvimento da nossa cidade e toda região metropolitana, o que gera novas oportunidades de empregos, renda e consequentemente melhor qualidade de vida para todos”, disse Bebel.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

Comentários

1 Comentários

  • Claudio Lemes Louzada 25/01/2024
    O atual aeroporto de Piracicaba tem vocação para ser o aeroporto para a aviação executiva e aviação geral. Acredito que o melhor sítio aeroportuário para se construir um aeroporto regional com pista mínima de 1.800 x 45m e resistência do piso PCN40 ou superior, e assim atender tanto os turboélices e jatos regionais é na região de TANQUINHO, rodovia Fausto Santomauro, SP-191, desse modo, também atenderia Rio Claro, Americana, Limeira, Piracicaba e outros municípios, uma vez que, está equidistante dos principais municípios da região, em média 20 Km. Acho que o Piracicabano e ninguém mais no mundo quer e tolera aeroportos comerciais urbanos e seus inconvenientes 24 horas por dia.