O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) republicou o edital de licitação para a instalação de radares na rodovia SP-304 (Luiz de Queiroz), que liga Piracicaba a Americana. A licitação foi publicada novamente ontem (16), e prevê a instalação de seis equipamentos no trecho de Piracicaba da rodovia. O documento precisou ser ajustado depois de ser contestado. Com isso, o prazo para a licitação foi estendido em 49 dias e a abertura das propostas foi marcada para o dia 26 de fevereiro.
A licitação estava parada desde 2020. No trecho piracicabano da rodovia, serão instalados equipamentos nos seguintes locais:
- Km 150 - Sentido Leste/Oeste
- Km 152 - Sentido Leste/Oeste
- Km 167 - Sentido Leste
- Km 167 - Sentido Oeste
- Km 168 - Sentido Leste
- Km 168 - Sentido Oeste
Além desses pontos, 11 radares vão ser instalados nos trechos dos municípios de Americana e Santa Bárbara d’Oeste, até o encontro com a rodovia Anhanguera (SP-330). Os radares não terão, porém, apenas a fiscalização por excesso de velocidade como finalidade. Serão equipamentos que fazem a leitura automática de placas. No total, o Estado vai investir R$ 169,8 milhões em 649 novos pontos na malha paulista.
Ganha a concorrência quem oferecer o menor preço. “A fiscalização concernente ao comportamento dos condutores é um instrumento imprescindível para a busca dos níveis desejados de segurança rodoviária e, a utilização dos equipamentos eletrônicos de fiscalização de velocidade e classificação é condição sine qua non no auxílio e apoio às autoridades de trânsito e aos agentes da autoridade nesta tarefa. O excesso de velocidade é fator preponderante no agravamento de acidente”, traz o edital.
As rodovias estão sem fiscalização eletrônica de velocidade por radares fixos desde novembro de 2021 quando terminou o contrato que o Estado mantinha com a empresa responsável pelo serviço. Desde então, a fiscalização é feita por radares móveis e por equipamentos do próprio DER.
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Comentários
3 Comentários
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Nilson Rafael e 18/01/2024Apoio o que disse o Ângelo. Tudo puro interesse em arrecadação. Será que fizeram uma pesquisa antes da resolução da instalação de radar para saber se houve um aumento de acidentes após 2021? Diz aí senhores da arrecadação. Não acredito. Única pesquisa que devem ter feita é o quanto deixaram de arrecadar. O TARCISIO, vc apoia isso? Só uma pergunta.
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José Renato Pastrello 17/01/2024O que interfere na velocidade excessiva ou não é a sinalização da velocidade através de placas. A lei não é respeitada e não se colocam placas sinalizadoras da velocidade. Só radar, e camuflado, não reduz a velocidade. Se isso fosse verdadeiro não naveria acidentes próximos ais radares.
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Angelo Maniero Junior 17/01/2024A verdade é o interesse na majoração da arrecadação e não na efetiva prevenção de acidentes. Se fosse prevenção o interesse, o Estado fiscalizaria de fato as auto-escolas, onde tudo começa errado. Tem pessoas que efetivamente não nasceram para dirigir veículos mas com poucas aulas obtém a CNH e vão às ruas dirigir e causam acidentes. E onde está a responsabilidade da auto-escola? Os radares ajudam a coibir excesso de velocidade, mas será que punem os que estão abaixo do mínimo legal para a via? Enfim, o real interesse é majorar a arrecadação. Deus ajude a população a ganhar mais.