ARTIGO

A estratégia da longevidade

Por Rogério Cardoso | 09/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Recentemente recebi de uma aluna minha que vive nos EUA o podcast de uma Médico Americano chamado Peter Attia que escreveu um recente livro chamado “OUTLIVE – A Arte e a Ciência de Viver Mais e Melhor” já traduzido para o português.

Viver mais é um desejo comum, mas de que adianta uma vida mais longa se não podemos desfrutá-la plenamente devido à fragilidade e fraqueza decorrentes do envelhecimento? O Livro discute tópicos que visam prevenir os sintomas do envelhecimento para promover não apenas uma vida mais longa, mas também uma vida mais saudável.

Em seu livro "Outlive", o Dr. Attia destaca que o exercício é a droga mais potente para a longevidade. Ele enfatiza que, além de atrasar a morte, o exercício previne o declínio cognitivo e físico de maneira superior a outras intervenções. Quem me acompanha aqui sabe sobre os artigos que já escrevi sobre isso.  O exercício é uma ferramenta poderosa no kit de saúde, superando até mesmo a nutrição, o sono e os medicamentos.

Segundo ele, para se tornar um "homem de 100 anos incrível", Attia propõe a ideia do "Decatlo Centenário". Consiste em identificar as dez tarefas físicas mais importantes que você deseja realizar ao longo da vida e treinar especificamente para essas metas. A lista do Dr. Attia inclui desafios como caminhar em trilhas montanhosas, levantar-se do chão com um braço, carregar sacolas de peso por quarteirões e realizar atividades sexuais, entre outros.

O livro destaca quatro pilares fundamentais para treinar para a vida: estabilidade, força, eficiência aeróbica e desempenho anaeróbico. Ele sugere uma rotina semanal que inclui treinos específicos para cada pilar. Estabilidade é priorizada antes dos outros treinos, enquanto força, eficiência aeróbica e desempenho anaeróbico são abordados em diferentes dias da semana.

O médico argumenta que a estabilidade deve ser priorizada, sendo o alicerce para criar força de maneira segura. O treinamento de força é visto como uma poupança para a aposentadoria muscular, essencial após os 30 anos devido à sarcopenia e a perda de força que ocorrem naturalmente. Dr. Attia enfatiza princípios como força de preensão, movimentos concêntricos e excêntricos, além de exercícios específicos para os músculos do quadril.

O médico também destaca a importância do treino anaeróbico e do aumento do VO2 máximo para uma funcionalidade jovem. Ele sugere sessões de VO2 máximo de trinta minutos, alternando exercícios de alta intensidade máxima intercalados com períodos de recuperação.

Além disso, o médico enfatiza a eficiência aeróbica, propondo treinos na zona 2 que é a principal zona aeróbica. Esta zona é para corridas longas e qualquer outro esporte de longa duração onde você está correndo ou se movendo a um ritmo que te permita conversar com seu parceiro de treino e que serve para melhorar a função mitocondrial e prevenir doenças crônicas associadas ao envelhecimento.

 Em 2024 é um novo capítulo da sua história para que a sua melhor saúde aconteça. Recomendo a compra e leitura deste livro. Mas me siga aqui também sempre para saber mais! Até a próxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.