OLIMPÍADA

‘Maior evento desportivo organizado na França’, diz parisiense radicada em Piracicaba

Para Marie Brihier, o evento na Cidade Luz ‘vai ser incrível’ e mostrará a ‘riqueza cultural, a beleza arquitetônica e a atmosfera romântica’ de uma das cidades mais charmosas do m

Por Erivan Monteiro | 07/01/2024 | Tempo de leitura: 4 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Reprodução/Comitê organizador

Projeto de como será o histórico desfile de abertura dos Jogos de Paris no Rio Sena
Projeto de como será o histórico desfile de abertura dos Jogos de Paris no Rio Sena

Os Jogos Olímpicos deste ano serão realizados em Paris, uma das cidades mais charmosas e cobiçadas por turistas de todo o mundo. A capital francesa promete não decepcionar e trará muitas novidades para atletas, público presente e telespectadores de todo o mundo que irão ver o maior evento esportivo do planeta.

Para explicar melhor tudo o que vamos ver na Cidade Luz entre 26 de julho e 11 de agosto, convidamos a médica geriatra Marie Brihier, 45, para falar sobre o assunto. Nascida em Paris, ela mora na Noiva da Colina há nove anos. “A França está ansiosa para receber 1 milhão de visitantes estrangeiros”, assegura.

Marie Brihier está empolgada em ver a olimpíada novamente em sua cidade e conta que o evento trará novamente a oportunidade de mostrar os encantos da capital francesa para o mundo. “Paris é incrível por sua riqueza cultural, beleza arquitetônica e atmosfera romântica, que a torna um destino único e cativante para visitantes, sem falar da gastronomia e dos vinhos”, relata.

Nesta entrevista concedida ao Jornal de Piracicaba, a médica garante também que ficará na torcida pelo Brasil e pela França. “Torcer por ambos me permite de dobrar a minha chance de ficar feliz (risos)”.

Vale lembrar que vários atletas de Piracicaba poderão estar na competição, casos de Erik Cardoso (atletismo); Nicole Pírcio (ginástica rítmica); Diego Soares (ginástica artística); Mariana (handebol feminino) e Lucas Beraldo (futebol), entre outros. Veja abaixo a entrevista na íntegra.

O que pensa sobre os Jogos de Paris? O que a França tem para mostrar ao mundo?Paris 2024 será o maior evento desportivo organizado na França, representando uma oportunidade significativa para diversos setores da economia, como eventos, restauração, segurança, turismo. Embora a França ainda não tenha saído completamente de um período de crise sem precedentes no pós-Covid, a organização dos Jogos Olímpicos nos dá a chance de se reposicionar a nível internacional. Além de ser uma vitrine internacional, os Jogos proporcionarão ao país a chance de desenvolver infraestruturas essenciais. Paris é incrível por sua riqueza cultural, beleza arquitetônica, e atmosfera romântica, que a torna um destino único e cativante para visitantes, sem falar da gastronomia e dos vinhos. A França está ansiosa para receber 1 milhão de visitantes estrangeiros, criando um ambiente propício para o comércio e o turismo.

Você acredita que a cidade fará um bom evento, ou a cidade deverá ter alguns problemas? As questões de mobilidade, por exemplo, preocupam, pois é uma cidade relativamente pequena para as milhares de pessoas que vão até lá... Vai ser incrível! Terá Pista flutuante de atletismo no Sena, esportes equestres no Louvre, trampolim na ponte Alexandre-III, e provas de natação no Rio Sena! Embora Paris tenha hospedado os Jogos Olímpicos em 1900 e 1924, a atual prefeita, Anne Hidalgo, destacou desafios de mobilidade. Durante os dias de competição, a circulação com carro será restrita, especialmente no centro da cidade. No metrô, a RATP (Empresa pública autônoma dos Transportes Parisienses) estima “entre 1 e 1,5 milhão” o número de viajantes adicionais “em determinados dias”. O atendimento será superior ao de um clássico mês de agosto (mês de férias na França), mas pode ficar tranquilos, pois mesmo assim será bem inferior ao de um dia normal de novembro, por exemplo. O transporte público, embora intensificado, terá limitações. Recomenda-se evitar o uso de carros devido às restrições e à criação de perímetros de segurança.

Quanto à performance da França e do Brasil. Vai torcer para os dois países? A França e o Brasil podem se destacar em diferentes esportes. Torcer por ambos me permite de dobrar a minha chance de ficar feliz (risos). Os jogos são uma oportunidade de celebrar o espírito esportivo e a diversidade representada por ambas as nações...

Um diferencial desta olimpíada será o desfile de abertura no Rio Sena... Pela primeira vez nas Olimpíadas, a cerimônia ocorrerá fora do estádio. Paris 2024 inova ao quebrar as tradições dos eventos esportivos e trazer a celebração diretamente para a cidade. A metrópole se transformará no palco vibrante de um momento extraordinário, com provas nos monumentos, pontes e instituições culturais ao longo do Rio Sena. O desfile de abertura será realizado em barcos dedicados às delegações nacionais, navegando pelo rio Sena de leste a oeste, percorrendo seis quilômetros em Paris, até o Trocadéro (um dos pontos turísticos mais procurados de Paris).

Marie Brihier na 'Cidade Luz' com a filha: vai torcer por França e Brasil

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.