VEM CHUVA?

Nos primeiros dias do ano, caiu apenas 1 mm de água em Piracicaba

Segundo o CPTEC, para o mês de janeiro, a chuva média é de 260 mm na Noiva da Colina

Por Erivan Monteiro | 07/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Julia Monteiro/Divulgação

Há possibilidade de chuva e em pontos isolados da cidade neste domingo
Há possibilidade de chuva e em pontos isolados da cidade neste domingo

O tempo continua abafado e quente para o piracicabano neste domingo (7). Com temperatura acima dos 30 graus, pelo há alguma possibilidade de chuva em pontos isolados da cidade nesta tarde, conforme indica o InstitutoClimatempo.

De acordo com o Instituto, o clima permanece quente durante todo o dia, com a mínima de 19 graus e a máxima de 35 graus. Haverá sol e aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde. À noite, o tempo ficará novamente aberto.

Essa tendência, de acordo com o Climatempo, permanecerá durante toda a semana, ou seja, com muito calor e pancadas de chuvas no período da tarde e da noite. Com exceção de segunda (8) e terça-feira (9), nos outros dias da semana a previsão é de 90%.

Segundo dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), para o mês de janeiro, a chuva média é de 260 mm em Piracicaba. Porém, até este domingo, choveu apenas 1 mm na cidade, o que representa 0% da média normal para o mês.

VALE LEMBRAR

O verão no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de dezembro de 2023 às 00h27 (horário de Brasília) e termina no dia 20 de março de 2024 às 00h06. É um período caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de vido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, o verão no Brasil tem singular importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.