FÉRIAS E TREINO

Atleta olímpica curte família, mas de olho em Paris: ‘Já estamos trabalhando duro'

A jovem ginasta Nicole Pírcio Nunes Duarte, de 21 anos, participou dos principais eventos do ano com a Seleção Brasileira e se prepara para a sua segunda olimpíada

Por Erivan Monteiro | 27/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Divulgação

Nicole treina no ginásio da Vila Rezende mesmo nas férias
Nicole treina no ginásio da Vila Rezende mesmo nas férias

Definitivamente, 2023 foi o ano da ginástica rítmica do Brasil. Colecionou medalhas em etapas copas do mundo, conquistou vaga para os Jogos Olímpicos e, de quebra, o país ainda recebeu a notícia de que irá sediar o Campeonato Mundial de 2025 – o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida como palco do evento.

Tudo isso aconteceu com uma piracicabana entre as protagonistas. A jovem ginasta Nicole Pírcio Nunes Duarte, de 21 anos, participou dos principais eventos do ano com a Seleção Brasileira e se prepara para a sua segunda olimpíada, agora em 2024, na França – o evento será realizado de 26 de julho a 11 de agosto, em Paris.

Em férias com os familiares em Piracicaba, ela faz uma análise da temporada. “Foi um ano maravilhoso para ginástica rítmica do Brasil. Com todos os objetivos alcançados e metas realizadas. Conquistamos medalhas inéditas em etapas de copas do mundo. Fizemos história no campeonato mundial, conquistando a tão sonhada vaga olímpica”, diz.

Mas não parou por aí, conta a atleta. “Encerramos as competições do ano nos Jogos Pan-Americanos com chave de ouro, literalmente. Fomos campeãs absolutas, tanto no individual quanto no conjunto. A ginástica rítmica liderou o ranking no quadro de medalhas”, completa a ginasta.

Individualmente, o ano também foi de conquistas. Para ela, uma das maiores emoções da carreira foi ser uma das escolhidas – ao lado do mesatenista Hugo Calderano - como porta-bandeira do Brasil durante o encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. “Foi uma grande honra”, relata.

“Com todos esses resultados e conquistas, mostra que estamos no caminho certo; que temos um time extraordinário de muitas pessoas, e que todos em suas áreas fazem um trabalho excelente. Podemos dizer que o Brasil está no topo do mundo e temos chances reais da tão sonhada medalha olímpica”, diz, confiante.

FÉRIAS E TREINO

A ginasta Nicole Pírcio está curtindo no final do período de férias em Piracicaba, na casa de seus pais, até o dia 5 de janeiro, quando retorna aos treinos com a Seleção Brasileira, em Aracaju, capital do Sergipe.

“Fico até dia 5 para passar o Ano-Novo perto de nossos familiares e matar a saudade de casa. Mas não parei de treinar; temos um grande objetivo pela frente, e a disciplina é o ponto chave para realizar nossos objetivos”, conta.

Para 2024, a equipe brasileira terá algumas de Copas do Mundo antes das olimpíadas, “já com foco em estar entre os primeiros no pódio”. “Já estamos trabalhando duro e vamos continuar buscando cada dia estar melhor. E vamos chegar preparadas nas olimpíadas. E com fé em Deus conquistar a nossa medalha olímpica”, finaliza.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.