SUSTENTÁVEL

Corrida de SS fará ação para recolher 500 mil copos plásticos e deixar cidade limpa

O material coletado será reciclado será transformado em novos produtos, que serão doados e retornarão à sociedade

Por Erivan Monteiro | 26/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Divulgação

Preté será um dos muitos piracicabanos na disputa no próximo dia 31
Preté será um dos muitos piracicabanos na disputa no próximo dia 31

A 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre acontece no próximo domingo (31), em São Paulo. Além dos 35 mil corredores, dentre eles muitos piracicabanos, haverá também mais uma ação do Movimento Plástico Transforma, que realizará a ação de coleta dos copos plásticos de água utilizados pelos participantes. Esta será a quarta edição da iniciativa.

Ao longo dos 15 km do percurso da corrida serão distribuídos aos participantes cerca de 500 mil copos plásticos que, após o consumo da água, são descartados nas vias. Uma equipe contratada pelo Movimento coletará as embalagens, que serão transportadas até a cooperativa de catadores, a YouGreen, onde serão beneficiados com a retirada do lacre de alumínio.

Posteriormente, os copos serão levados para a empresa Plastimil, onde ocorrerá a fabricação da resina reciclada. Ao finalizar o processo, a matéria-prima reciclada será transformada em novos produtos, que serão doados e retornarão à sociedade.

Com a ação, o evento almeja atingir resíduo zero de material plástico, ou seja, nenhum copo chegará aos aterros sanitários. Um dos objetivos da iniciativa é promover a destinação adequada dos resíduos plásticos gerados durante o evento, além da conscientização do público sobre a importância da reciclagem e da economia circular.

Na última edição da ação, realizada em 2022, foram fabricadas 214 mesas e 420 cadeiras a partir de matéria-prima vinda dos 190 mil copos plásticos coletados durante a corrida, beneficiando cerca de 682 crianças de escolas públicas de Pernambuco.

Em 2021, a ação transformou os 95 mil copos plásticos coletados e reciclados em 1.200 caixas organizadoras que beneficiaram aproximadamente 6.700 alunos de escolas públicas de São Paulo.

Já em 2019, as embalagens foram transformadas em 1.800 lixeiras, doadas para escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no Interior de São Paulo.

PIRACICABA

Tradicional no evento, a cidade de Piracicaba levará muitos atletas à avenida Paulista no dia 31. O principal grupo será liderado pelo veterano maratonista José Antonio Teixeira Leite, de 74 anos. Com ele, vão mais 26 atletas, com o apoio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), que cedeu um ônibus para levá-los até São Paulo.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.