ARTIGO

Uma colher de sal a menos e mais saúde para sua vida: reduzindo a pressão arterial

Por Rogério Cardoso | 12/12/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Se tem uma coisa que brasileiro gosta é do consumo de sal! Para você visualizar isso, o consumo médio per capita de sal pela população adulta do Brasil é de 9,3 g/dia, quase o dobro da recomendação da OMS, e somente 2,4% da população consome menos de 5 g/dia de sal.

Reduzir o consumo diário de sal em apenas uma colher de chá pode ter um impacto notável na pressão arterial, rivalizando com os efeitos dos medicamentos para hipertensão, conforme revela um estudo intitulado “Effect of Dietary Sodium on Blood Pressure- A Crossover Trial” que saiu no periódico JAMA (The Journal of the American Medical Association ).

O estudo envolveu 213 adultos, com idades entre 50 e 75 anos, abrangendo tanto aqueles com pressão arterial normal quanto aqueles diagnosticados com hipertensão, independentemente de estarem sob tratamento. Durante uma semana, os participantes aderiram a uma dieta com baixo teor de sódio, que incluía cerca de uma colher de chá a menos de sal de cozinha (equivalente a 2,3 gramas de sódio) do que sua dieta habitual. Isso foi comparado com a pressão arterial registrada após uma semana consumindo uma dieta rica em sódio. Surpreendentemente, quase 75% dos participantes experimentaram uma redução na pressão arterial ao seguir a dieta com baixo teor de sódio.

Os resultados médios indicaram uma diminuição de 8 mmHg na pressão arterial sistólica em comparação com a dieta rica em sódio e 6 mmHg em comparação com a dieta habitual. A pressão arterial sistólica, representando a força gerada pelo coração ao bombear o sangue pelas artérias, é crucial na avaliação da saúde cardiovascular. Os pesquisadores enfatizaram que a redução clinicamente significativa da pressão arterial pode ser alcançada de maneira segura e rápida em apenas uma semana, adotando essa mudança na ingestão de sódio. Por que não ouvir o que nosso cardiologista pede agora não?

A pressão arterial elevada não apenas aumenta o risco de doenças cardíacas, ataques cardíacos e derrames, mas também está associada a uma variedade de problemas de saúde, como doenças renais, problemas visuais, disfunção sexual e doença arterial periférica. A famosa pressão alta no Brasil como é chamada tem quase 45 milhões de brasileiros que apresentam esta condição ou estão em tratamento medicamentoso, conforme dados do Ministério da saúde e que representa quase 30% da população adulta.

Além do exercício que é um excelente aliado para a redução da pressão arterial, coisas simples como diminuir a ingestão de sal diária pode ser uma excelente estratégia para controlar a pressão arterial e, potencialmente, reduzir a dependência de medicamentos. Imagine sobrando depois de um tempo aquele dinheirinho que não usa mais com o medicamento tirado pelo médico. É uma mudança simples, mas que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e na prevenção de complicações relacionadas à pressão arterial elevada. Menos neste caso é mais! Menos sal pode ser mais saúde, mais vida! Que tal começar a partir de agora? Até a próxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.