Política pública para mim é criar ambiência para a geração de emprego e renda! Acho que esse é o caminho mais saudável para o crescimento da sociedade em qualquer país do mundo. A geração de emprego proporciona o trabalho, que é a centralidade da vida do cidadão. Proporciona dignidade, saúde física e mental, independência e construção de vínculos sociais.
Nos últimos 3 anos, Piracicaba tem sido procurada por várias indústrias que reconhecem a sua atratividade. Neste período, o município já recebeu mais de R$ 5 bilhões de investimento. Assim, temos vivido um momento de recuperação econômica com índices positivos de contratação apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado de janeiro de 2021 a outubro de 2023, Piracicaba conta com um saldo positivo de 19,8 mil postos de trabalho com carteira assinada.
Só temos obtidos estes resultados expressivos porque a administração tem dado o devido suporte aos novos investidores nos quesitos documentais, fiscais e tributários, em contrapartida à geração de empregos e receitas públicas no município. Hoje somos referência em cidade atrativa para se investir: o 3º melhor município do Estado de São Paulo e o 10º do Brasil, segundo recente pesquisa divulgada pela Revista Exame. Inclusive recebemos com frequência representantes de várias cidades que desejam implantar nosso modelo de atração de investimentos.
Piracicaba possui tudo o que uma empresa precisa para investir. Tem um bom mercado consumidor porque pertencemos a uma região metropolitana, para onde moradores de municípios vizinhos vêm para consumir produtos e serviços. Contamos com uma economia diversificada, com uma cadeia de fornecedores de quase todos os setores, com destaque para o setor automotivo, siderúrgico, papel e papelão, sucroalcooleiro e agroenergético. E, com esse movimento, começa também a atrair empresas do setor de serviços.
Outro diferencial é o Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP), que atrai startups e empresas de pesquisa, além de mão de obra qualificada, devido a inúmeras universidades e escolas técnicas aqui situadas. Conciliamos também excelente qualidade de vida com infraestrutura logística completa com água, energia e boas rodovias de acesso, conectando também aos principais aeroportos internacionais, com o Porto de Santos e à Capital. Esses são os pilares de ambiência para atração de investimentos.
Se por um lado trabalhamos para tornar nossa cidade atrativa para novos empreendimentos, por outro lado desenvolvemos projetos para deixar a nossa mão de obra local empregável. Foram mais de 3 mil vagas de cursos profissionalizantes totalmente gratuitos realizados no Senac, Senai e Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) através das ações da Prefeitura. Entender as necessidades dos empregadores e oferecer qualificação de excelência é a forma mais eficiente e de oportunidade das pessoas no mercado de trabalho.
Ações inéditas promovidas pela Prefeitura, como a Feira da Empregabilidade, Emprega Pira, Ação em Prol da Empregabilidade da Mulher e Feira da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, aproximaram a população das vagas de emprego ofertadas pelas empresas, atendendo mais de 8,5 mil inscritos com a oferta de 1,2 mil vagas oferecidas de emprego para início imediato.
Sempre digo que fazer o certo dá trabalho, mas vale a pena. Esse é o nosso jeito de governar, promovendo a prosperidade das pessoas e suas famílias para que toda a sociedade seja beneficiada por meio do desenvolvimento econômico-social.
--------------
Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.