HIV/AIDS

Epidemia de Aids já dura 40 anos; relembre famosos que morreram pela doença

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

A Aids começou a chamar a atenção do mundo a partir da década de 1980, quando os primeiros casos começaram a surgir. A pandemia do vírus HIV foi decretada em 1981, e já dura 42 anos. A descoberta do vírus foi cercada de dúvidas e foi associada a grupos marginalizados da sociedade e, pejorativamente, passou a ser chamada de nomes como “pneumonia dos homossexuais”, e “doença dos 5H”, nome que representava homossexuais, hemofílicos, haitianos, heroinômanos (usuários de heroína) e hookers, gíria em inglês usada para definir profissionais do sexo. Apesar de ter sido associada a determinados grupos, o vírus passou a ser comum em toda a sociedade e ganhou ainda mais notoriedade quando atingiu personalidades.

No Brasil, o primeiro caso notório de óbito em decorrência da Aids foi o do estilista Markito. Um dos nomes mais influentes da moda brasileira nos anos 1970, ele faleceu aos 31 anos em Nova Iorque, em 1983. Ele ficou famoso por vestir personalidades como Maitê Proença, Sônia Braga, Christiane Torloni, Liza Minelli e Diana Ross, além de assinar o figurino de um dos clássicos do cinema brasileiro, Rio Babilônia.

Anos mais tarde, em 1990, morreu o cantor Cazuza, aos 32 anos. Ele revelou que tinha o vírus em 1989 e chegou a fazer tratamentos em Boston, nos EUA. A morte de Cazuza foi atribuída a um choque séptico causado pela Aids. Outro músico brasileiro que morreu em decorrência da enfermidade foi Renato Russo, líder da banda Legião Urbana. Russo morreu em 1996, aos 36 anos de idade. Ele descobriu o vírus sete anos antes, em 1989. Pessoas próximas a ele afirmaram, à época, que ele se infectou após se envolver com uma pessoa soropositiva que conheceu em Nova Iorque.

Outro caso famoso foi o de Freddie Mercury, vocalista da banda Queen. Ele morreu em 1991 aos 45 anos, dias após confirmar que tinha a doença. A imprensa passou a afirmar que Freddie tinha HIV ainda em 1986. Nos anos 1990, o astro do basquete Magic Johnson também revelou publicamente que é soropositivo. Ele vive com o vírus há 36 anos e se tornou ativista pelos direitos das pessoas com HIV/Aids. Em 2015, o ator Charlie Sheen também revelou que é portador do HIV, descoberto em 2011.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

Comentários

Comentários