ARTE

Exposição 'Olhar-te na Medida II' revela a essência transformadora da juventude

Por Fernanda Rizzi | fernanda.rizzi@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Obras que promovem diálogos entre passado e presente, culturas e territórios
Obras que promovem diálogos entre passado e presente, culturas e territórios

O Espaço Cultural Bloco da Ema (rua Moraes Barros 176, Centro) abre o espaço para a exposição coletiva "Olhar-te na Medida II", que integra o Projeto Souparte, do Instituto Nair Pereira. A abertura está marcada para o dia 15 de dezembro de 2023, às 19 horas, e contará com a presença do crítico de arte Oscar Ambrósio, diretamente de São Paulo, para compartilhar insights sobre as obras expostas.

A mostra, que se estenderá até o dia 29 de dezembro, apresentará o trabalho de cerca de 35 alunos do Instituto Nair Pereira, sob a coordenação do professor e artista visual Tony Azevedo. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar manifestações visuais diversas, inclusivas e plurais, estabelecendo diálogos críticos e criativos entre passado e presente, além de promover intercâmbios culturais e territoriais.

As obras expostas revelam um mergulho na arte como forma de expressão transformadora e acolhedora. “A gestualidade do corpo, por exemplo, é vista como uma expressão de movimento. Além disso, fragmentos da obra do artista Miró são pontos de partida para expressões que lidam livremente com formas e cores. Há ainda manifestações de exercício de desenho com lápis grafite”, explica Tony Azevedo.

Um dos segmentos da exposição concentra-se em máscaras desenvolvidas a partir de pesquisas da cultura africana, proporcionando uma reflexão sobre identidade e ampliação de recursos artísticos. Com 28 trabalhos, a mostra busca ampliar a capacidade de observação e a busca por transparências, contribuindo para o desenvolvimento do olhar e conhecimento técnico dos alunos.

A exposição será composta por um painel coletivo com 20 trabalhos em papel sulfite, inspirados na obra "Guernica" de Picasso, um painel coletivo "Corpo/expressão/movimento" em pintura em papel pardo, um conjunto de dez trabalhos individuais em papel canson, inspirados na obra de Jean Miró, nove máscaras produzidas a partir da pesquisa da cultura africana e confeccionadas com materiais recicláveis, e ainda, dez trabalhos resultado do exercício de observação de objetos.

A exposição estará aberta para visitação por agendamento durante o período de 15 a 29 de dezembro de 2023. Para mais informações e agendamentos, entrar em contato pelos números (19) 34226396 ou (19) 991255412 com Tony Azevedo. A realização é do Espaço Cultural Bloco da Ema, com apoios da Ema Produções Artísticas, Instituto Nair Pereira, e Fundação Casa Rio Piracicaba. O evento conta ainda com o suporte do Governo do Estado de São Paulo.

Comentários

Comentários