NATURALIDADE

Casa do Povoador recebe a exposição 'Do Impressionismo ao Realismo'

André Camargo pinta diferentes temas em óleo sobre tela; abertura será neste sábado (9), às 16h

Por Da Redação | 07/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

André Camargo pinta diferentes temas em óleo sobre tela
André Camargo pinta diferentes temas em óleo sobre tela

A Casa do Povoador abriga a exposição 'Do Impressionismo ao Realismo', com cerca de 50 obras do artista plástico André Camargo. Com enfoques variados, como música, vinho, animais e outros temas do cotidiano, os quadros foram pintados com óleo sobre tela. A abertura da exposição ocorre neste sábado (9), às 16h. A entrada é gratuita.

O artista conta que uma de suas intenções quando pinta é expressar a naturalidade e a organicidade de cada tema. "Acho interessante quando a pintura consegue aguçar algum sentido nas pessoas. Por exemplo, se vou pintar um pão, gostaria que elas ficassem com vontade de experimentar aquele pão; se vou pintar uma flor, gostaria que elas até pudessem imaginar o perfume dela", explicou.

Outro ponto que procura despertar em suas pinceladas é a curiosidade. "Gosto que as pessoas vejam os olhos de uma pessoa ou de um animal nas telas e pensem no significado daquele olhar, que sentimento ele representa", comentou.

As pinturas chamaram a atenção do coordenador da Casa do Povoador, Esio Antonio Pezzato, que fez o convite para a exposição. "Quando vi a obra do André, gostei muito e fui acompanhando a evolução dele em cada tela postada nas redes sociais. Então foi natural abrir as portas da Casa do Povoador para esta exposição", relata.

Desde que começou a pintar, André Camargo sempre divulgou suas obras nas redes sociais. O artista conta que uma situação comum quando posta suas pinturas é a lembrança que determinados temas trazem à tona. "Outro dia postei um barquinho que teve muitos comentários sobre os momentos vividos em família no passado por diversas pessoas em torno de um barco. Alguns ícones despertam mesmo essa sensação, fazendo que elas revivam esses bons momentos – e isso me deixa bem feliz", afirma.

O ARTISTA
André Camargo sempre foi ligado às artes. Ainda menino, começou a estudar música e se formou em violão clássico no Conservatório de Tatuí. Inspirado por seu pai, que trabalhava como projetista, André passou a fazer desenhos a lápis. Mais recentemente, começou a pintar e não parou mais.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.